VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu
VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu

VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu

Por Paula Lanza Barbosa
Editado por Paula Lanza Barbosa

Publicado em 8 de Fevereiro de 2019 às 14:07

Entre os dias 07 e 09 de fevereiro foi realizado o VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu, com o tema “Mulheres quebradeiras de coco: Resistência nos babaçuais”, em São Domingos do Araguaia, no Pará. Além de propiciar o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da articulação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), o encontro teve por objetivo refletir sobre o atual contexto político, socioeconômico e ambiental que vive o Brasil e o mundo e as implicações para a vida das quebradeiras de coco babaçu dos estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins.

"Foi um momento muito alegre, em paz, que contou com uma participação expressiva da juventude, em que foram reforçados diversos temas importantes, entre eles a agroecologia", declarou Maria do Socorro Teixeira Lima, quebradeira de coco babaçu e representante das comunidades tradicionais no Comitê Gestor Nacional do DGM Brasil.

O Encontrão foi realizado após uma série de oficinas que envolveu as seis regionais de atuação do MIQCB nos quatro estados que compõem o movimento. Durante o VIII Encontrão também foi eleita a nova coordenação e o conselho fiscal do MIQCB para o próximo quadriênio, bem como aprovado o Plano Estratégico de Ação do Movimento. A quebradeira de coco babaçu da região do Mearim, Maria Alaídes de Sousa, foi eleita a coordenadora geral. Helena Gomes, do Piauí, foi eleita vice.

Além das 235 representantes das quebradeiras de coco babaçu dos quatro estados, a atividade contou também com a participação de  197 convidados, parceiros e apoiadores como os pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, Fundação Ford, Grupo Carta de Belém, Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), ActionAid, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM – Agência Implementadora do Mecanismo de Apoio Dedicado a Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais do Cerrado Brasileiro/DGM-Brasil), Associação dos Pequenos Produtores do Tocantins (APA-TO), entre outros.

VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu também trouxe a Feira Agroecológica de produtos do babaçu, entre artesanato, biscoitos, azeite e outros produtos derivados. A organização da exposição ficou por conta da Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB), iniciativa apoiada pelo DGM Brasil que vem consolidando e conquistando espaços nas feiras de vários municípios de atuação do Movimento, além da participação em programas institucionais. 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias