Vem aí o II Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro
Vem aí o II Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro

Vem aí o II Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro

Por Fabiano Cordeiro César
Editado por Artur Fernandes de Souza Filho

Publicado em 24 de Setembro de 2015 às 16:45

O encontro será realizado em Araçuaí nos dias 01 a 03 de outubro

Por Fabiano C. César

Em um contexto de fortes mudanças climáticas, que afetam diretamente a vida no campo e na cidade, principalmente problemas hídricos, acontece o II Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro. O encontro tem como objetivo fortalecer o diálogo entre agricultores (as), técnicos, pesquisadores e gestores públicos – MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário e SEDA - Secretária de Desenvolvimento Agrário – por meio do intercâmbio de experiências sobre uso e manejo da Agrobiodiversidade nos diversos contextos territoriais. O encontro propõe, ainda, debater estratégias e ações para atenuar os impactos das mudanças climáticas e, também, dos grandes projetos implantados na região. 

Sendo esta a sua segunda edição, o Encontro de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro vai ser realizado na cidade de Araçuaí-Vale do Jequitinhonha, entre os dias 01 e 03 de outubro. A ideia é reunir o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha para avaliar e monitorar os avanços do Plano de Ação Estratégica para Conservação da Agrobiodiversidade. Essa será segunda vez que essas regiões se encontram no âmbito da Articulação do Semiárido Mineiro – ASA Minas e da Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro.

Na programação do encontro está prevista a realização, no dia 01 de outubro, de caravanas agroecológicas com participantes do evento que intencionam dar visibilidade e fortalecer as iniciativas agroecológicas, além de colocar em diálogo agricultores(as) promovendo uma troca de experiências de resistência que lograram êxito. A caravana passará em várias cidades do  Vale do Jequitinhonha e seguirá para Araçuaí.

O Encontro é um momento fundamental para apontar caminhos de desenvolvimento que pautem a perspectiva da convivência com os ecossistemas e do diálogo com os povos e comunidades tradicionais do semiárido mineiro. Elisangela Aquino, agricultora do Assentamento Tapera, em Riacho dos Machados, lembrou que os encontros “fortalecem os processos, é uma fonte de energia para quem acredita que a agroecologia é permanente. Nós, que somos agricultores, que defendemos nossas sementes, entendemos também como um momento político de afirmação e defesa de um modo de produção agroecológico.”

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias