A união que protege os Gerais: Conselho Diretor do CAA/NM se reúne na AEFA
A união que protege os Gerais: Conselho Diretor do CAA/NM se reúne na AEFA

A união que protege os Gerais: Conselho Diretor do CAA/NM se reúne na AEFA

Por Cibelih Hespanhol Torres
Editado por Cibelih Hespanhol Torres

Publicado em 22 de Setembro de 2016 às 17:06

O Conselho Diretor do Centro de Agricultura Alternativa esteve reunido durante os dias 20 e 21 de setembro na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia (AEFA) em Montes Claros, Minas Gerais. 

 

Durante os dias de reunião, os participantes dialogaram sobre o planejamento estratégico de ações e deliberaram sobre assuntos relacionados à atribuição do Conselho, constituído por agricultores e agricultoras da região Norte de Minas Gerais associados ao CAA/NM. A organização interna da instituição, partindo do protagonismo atuante dos agricultores e agricultoras, é o que diferencia o CAA/NM de outras entidades. “Quem dá o rumo não é o técnico. O técnico ajuda e assessora. Mas quem dita os rumos são os agricultores”, ressaltou Luciano Ribeiro, coordenador do Eixo Agroecologia e Povos Tradicionais. O desenho de atuação através dos Núcleos Territoriais São Francisco, Serra Geral, Planalto São Franciscano, Alto Rio Pardo e Geral da Serra também é uma forma de pensar soluções a partir da organização local, fortalecendo agentes e redes que já atuam nos territórios. Desta forma, o acompanhamento das realidades regionais do Norte de Minas é dinamizado.  "Buscamos organizar estrategicamente o trabalho, sempre promovendo o protagonismo dos agricultores”, apontou Álvaro Carrara, da Coordenação Técnica. “O sucesso do nosso trabalho é capacitar pessoas em um lugar, e estas pessoas que vão dinamizar o trabalho a partir daí".

 

“Lá em Riacho a gente já vê os frutos dos trabalhos”, disse Edina Silva, agricultora associada da comunidade Tapera, de Riacho dos Machados. “Os jovens e as mulheres estão trabalhando, se organizando. É assim que vamos conseguir esta sobrevivência no campo. Estamos no caminho". Envolver sempre a juventude em todas as atividades nos Núcleos Territoriais, como mobilizações e intercâmbios, tem sido uma estratégia de fortalecer a formação de lideranças.

 

Durante a reunião, agricultoras e agricultores do Conselho Diretor do CAA/NM relataram as realidades que estão vivenciando a partir de seus territórios, onde se prolongam conflitos relacionados à mineração, monocultura de eucalipto e barragens, que ameaçam os modos de vida tradicionais. "Para todos nós, o ambiente aqui foi bem dividido, todo mundo teve sua vez de falar. Foi muito democrático, socializamos nossos problemas e planejamos o que era preciso. Eu estou levando um tanto de experiências e informações necessárias", afirmou Hilário Xakriabá, liderança do Povo Indígena Xakriabá. Para Joeliza Aparecida Almeida, Diretora Secretária do CAA/NM, a reunião foi um momento de fortalecer a união por um projeto de sociedade para o Norte de Minas. "Agradeço a todos que compareceram. Ficou claro como o CAA está funcionando neste momento, mesmo diante da crise, e como estamos nos projetando. Os olhares dos agricultores ajudaram bastante”.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias