Tupiniquins, Guaranis e Xakriabás se unem em intercâmbio de troca de saberes sobre produção agroecológica
Tupiniquins, Guaranis e Xakriabás se unem em intercâmbio de troca de saberes sobre produção agroecológica

Tupiniquins, Guaranis e Xakriabás se unem em intercâmbio de troca de saberes sobre produção agroecológica

Por Fabiano Cordeiro César
Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 19 de Maio de 2015 às 16:19

O Intercâmbio Tupiniquim - Guarani – Xakriabá foi realizado entre os dias 05 a 07 de maio, na AEFA - Área de Experimentação e Formação em Agroecologia, em Montes Claros. Estiveram presentes os indígenas Tupiniquins, Guaranis e Xakriabá, servidor da FUNAI, consultor do projeto GATI, técnicos do CAA e da cooperativa Grande Sertão.

O intercâmbio deu início à sua programação na terça-feira (5), com uma mística de abertura. Braulino Caetano esteve presente, representando a coordenação do CAA, e lembrou os trabalhos realizados na área de agroecologia em terras indígenas e comunidades tradicionais. Pela tarde, os participantes visitaram a unidade pedagógica de produção agroecológica da AEFA, levantando debates sobre práticas de produção de alimentos e conservação das sementes crioulas.

Na quarta-feira (6), a visita foi na unidade de beneficiamento de frutas da Cooperativa Grande Sertão. No local, foi construído um momento de diálogo sobre a história e experiência da cooperativa, ressaltando o protagonismo comunitário. Além disso, foram debatidos temas como produção agroecológica, processamento de frutas, comercialização, uso e manejo da agrobiodiversidade.

Na quinta-feira (7), último dia do intercâmbio, os tupiniquins e guaranis participaram de uma roda de conversa sobre o trabalho dos guardiões de sementes. Como encaminhamentos, foi sugerido um intercâmbio no território Xakriabá, com o intuito de conhecer como esta aldeia vem realizando seu trabalho com sementes, e a realização de levantamentos orientados para o desenvolvimento de bancos de conservação nos territórios indígenas.

Para seu Waltinho, liderança da aldeia Barreiro Preto, no Xakriabá, o intercâmbio trouxe informações claras e de muita profundidade. “O jeito de passar a informação foi simples, do jeito do caboclo da roça. A gente vê que o pessoal aqui é da roça mesmo, é da luta. E isso para nós, Xakriabá, é bom demais. A gente espera que os outros parentes aqui também tenham gostado, e também passem para frente tudo o que aprendemos. Com certeza toda tribo precisa dessa força, dessa orientação, para tocar a vida”. Deusdete de Sousa, indígena tupiniquim do município de Aracruz – Es, também avaliou positivamente o intercâmbio: “conhecer tudo isso era um sonho da gente, que foi cumprido. Agora o outro sonho é levar isso para as comunidades, fazer um trabalho de conscientização. Vai ser um trabalho de formiguinha, mas a gente tem certeza que tudo vai dar certo.”

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias