Time do DGM Brasil visita subprojetos indígenas
Time do DGM Brasil visita subprojetos indígenas

Time do DGM Brasil visita subprojetos indígenas

Por Paula Lanza Barbosa
Editado por Paula Lanza Barbosa

Publicado em 1 de Março de 2018 às 10:26

Discutir encaminhamentos práticos e administrativos para execução dos subprojetos é o principal objetivo de viagem realizada pela equipe técnica do DGM Brasil a iniciativas indígenas localizadas nos estados do Mato Grosso e Tocantins. As atividades foram acompanhadas pelo consultor do Banco Mundial Christoph Diewald.

“As visitas oportunizaram a troca de informações e esclarecimentos referentes à gestão dos subprojetos, a elaboração de material técnico e administrativo, além da identificação das práticas exitosas e dificuldades encontradas por cada subprojeto, dando uma maior fluidez e integração para suas execuções”, explicou Paula Vanucci, consultora especializada em gestão do conhecimento, capacitação e mobilização, da equipe-chave do DGM Brasil.

Nos dias 05 e 06 de fevereiro foi realizada reunião em Nova Xavantina (MT), com os responsáveis pelos subprojetos da Casa de Cultura Karajá e a Associação Aliança dos Povos do Roncador. O primeiro está centrado no fortalecimento da atuação produtiva e comercial das mulheres e jovens indígenas Karajá, por meio de ações de aprimoramento das peças de artesanato e elaboração de uma estratégia de comercialização eficiente; enquanto que o segundo tem por foco a realização de um plano de gestão territorial participativo e colaborativo, através de mapeamento e identificação de áreas potenciais e sua disponibilidade, dos diferentes recursos ambientais existentes. A proposta visa também a vigilância do território e promove sua defesa e preservação, garantindo o uso sustentável dos recursos para as atuais e futuras gerações.

Já nos dias 07 e 08 de fevereiro, a equipe esteve trabalhando junto à Associação Xavante Ripá de Produtividade e Etnodesenvolvimento, que tem como objetivo desenvolver a autonomia e o controle dos processos da cadeia produtiva de sementes nativas. Foi também realizada uma visita junto à comunidade da aldeia situada na Terra Indígena Pimentel Barbosa (MT), onde discutiu-se o andamento dos trabalhos e reafirmado a importância da participação e acompanhamento comunitário para execução do projeto.

No mês de janeiro, a equipe do DGM Brasil ainda esteve reunida com dois subprojetos da Terra Indígena Xakriabá, os quais visam a estruturação de uma unidade de beneficiamento de frutos nativos do Cerrado e a gestão de recursos naturais. Outras visitas estão ainda previstas para o mês de março junto a subprojetos dos estados de Minas Gerais, Tocantins e Maranhão.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias