Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Seminário debate impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar

Publicado em 29 de Janeiro de 2013 às 23:40

Seminário debate impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar

Avaliar cenários e impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura familiar e construir estratégias de enfrentamento aos desafios apontados pela nova realidade climática é o propósito do Seminário Mudanças Climáticas e Agrobiodiversidade no Semiárido Mineiro. O evento, promovido pela Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e Centro de Agricultura Alternativa – CAA/NM,  acontecerá em Montes Claros, nos dias 29 e 30 de janeiro. 
 
O seminário inicia na próxima terça-feira (29), às duas da tarde no plenário da Câmara Municipal. No mesmo dia será aberto o primeiro painel de discussão - Mudanças climáticas, cenários futuros e impactos na agricultura familiar do semiárido de Minas Gerais, com a presença de pesquisadores, meteorologistas, organizações de assessoria, agricultores e agricultoras. Na quarta-feira (30), o debate acontece no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, com debates direcionados para o impacto das mudanças climáticas na agricultura familiar e consequências sobre a segurança alimentar para os povos que vivem nesta região. Além disso, serão debatidas as políticas públicas direcionadas a estes temas.
 
Fernanda Monteiro, pesquisadora do CAA-NM e coordenadora do evento, afirma que entre os objetivos está a identificação de indicadores de mudanças climáticas e das práticas e estratégias de enfrentamento frente os desafios apontados. "Queremos construir um entendimento mais amplo do público sobre o que está acontecendo, os efeitos que sobre a agricultura  e segurança alimentar da região", relata. 
 
Estarão presentes no evento pesquisadores de instituições federais de ensino e pesquisa,  organizações de assessoria do campo agroecológico e representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente e Subsecretaria da Agricultura Familiar/SEAPA-MG. Participam ainda agricultores familiares e representantes dos povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. "Estamos juntando o conhecimento técnico cientifico com o saber local. Muitas vezes. eles observam efeitos semelhantes com pontos de vista distintos", destaca Fernanda.
 
Internacional - Com o apoio do Fundo de Repartição do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura sob a gestão da FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o evento ganha proporção internacional. "As mudanças estão acontecendo em todos os locais, mas vamos olhar para a nossa região. O semiárido pode ser uma das mais atingidas", diz Fernanda. 
 
Ainda durante o evento, haverá um momento de Troca de Sementes Crioulas,  variedades nativas da região, conservadas pelos agricultores e agricultoras de forma tradicional por  gerações, adaptadas ao clima e a biodiversidade local. 
 

Nossas mídias

Relacionado


Editado por: Fabiano Cordeiro César