Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Semana da Mulher é marcada por atividades

Publicado em 9 de Abril de 2015 às 16:11

Semana da Mulher é marcada por atividades

O “Dia Internacional da Mulher”, marco da luta contra a opressão feminina, completa 105 anos em 2015. Para assinalar a data, foram realizadas, de 04 a 07 de março, várias ações, tais como doação de sangue, seminário e a V Marcha das Mulheres, no âmbito da “Semana da Mulher de Montes Claros”.

O dia 08 de março, conforme pesquisas, foi proposto em 1910, na 2º Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, organizada pelas feministas Clara Zétkin e Rosa de Luxemburgo, tendo como eixo central a luta pela emancipação feminina e a igualdade na vida profissional, social e política das mulheres.  

As ações desenvolvidas contribuíram com a reflexão sobre a importância do dia 08 de março e também para reforçar a luta pelos direitos das mulheres, com a criação de políticas públicas sensíveis às questões de gênero.

No dia 03 de março, o Coletivo de Mulheres de Montes Claros incentivou todas as mulheres a doarem sangue, conciliando uma oportunidade de monitorar a saúde com uma causa solidária. Já no dia 06 de março, na FETAEMG, foi realizado o seminário “Mulher: + Política, + Poder, - Violência”, do qual participaram diversas mulheres agricultoras, donas de casa, professoras, representantes de movimentos sociais, estudantes e pesquisadoras.

“Estamos nesse 1º seminário dialogando com as mulheres sobre a participação delas em vários espaços. Infelizmente, a violência contra as mulheres avançou. A Lei Maria da Penha é um avanço e uma conquista política, mas ainda há muito que fazer. É necessário ter Reforma Política Democrática, que tenha instrumentos necessários para garantir a ampliação da participação das mulheres na política, onde elas possam ter representatividade em vários espaços de poder”, explica Isabel Rodrigues Santana, do Coletivo de Mulheres de Montes Claros.

Ao final do Seminário foi construída uma carta, reivindicando maior atenção aos órgãos públicos de defesa da mulher e soluções urgentes para as seguintes reivindicações:

- Reativação do Conselho da Mulher;

- Funcionamento 24 horas da Delegacia de Mulheres de Montes Claros;

- Ampliação da Casa Abrigo;

- Elaboração de campanhas e programas educativos e de prevenção que interfiram nos valores e comportamentos sexistas, machistas, de intolerância à diversidade de orientação sexual e nas relações desiguais de gênero;

- Fortalecimento econômico e político da mulher trabalhadora rural. 

 

 

V MARCHA DAS MULHERES

 

No sábado, dia 07 de março, completando o 5º ano e fechando a programação da “Semana da Mulher”, foi realizada a “V Marcha das Mulheres de Montes Claros”, que reuniu mulheres do campo e da cidade em torno de bandeiras históricas na luta por direitos. Este ano, para além do combate à violência contra as mulheres, a Marcha pautou a necessidade de reformar o Sistema Político como solução para ampliar a efetivar a participação das mulheres.

“Há muitos desafios a enfrentar. As mulheres vivem uma estrutura de opressão, pelo que é necessário mudar o sistema. Elas têm que discutir e aprimorar sua capacidade de se colocar em outros espaços e avançar na busca por seus direitos”, explica Renata Rosa, professora de História.

 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa