Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Programa de Formação de Jovens inicia nova turma

Publicado em 10 de Junho de 2016 às 12:13

Programa de Formação de Jovens inicia nova turma

Cerca de 60 jovens se encontraram na comunidade Vereda Funda para marcar o início da VII Turma do Programa de Formação de Jovens durante os dias 26 e 28 de maio. O curso envolveu a juventude do sul da Bahia, Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha em discussões sobre o contexto ambiental e social, além de momentos de troca de experiências, de saberes e de apresentações culturais. 

O encontro foi planejado para ser o módulo de construção das atividades que vão acontecer nos próximos módulos. “A ideia de construir esse momento de forma coletiva, envolvendo as juventudes que vão participar dos espaços formativos foi muito acertada, pois trouxe muita legitimidade”, explica Samuel Caetano, colaborador do CAA/NM.

O curso é financiado e apoiado pela HEKS, realizado pelo CAA/NM, CEAS (Centro de Estudos e Ação Social) e CODECEX (Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas) e conta com a parceria do Centro Marista de Juventude e Levante Popular da Juventude. Durante o primeiro dia, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer algumas das instituições envolvidas, que apresentaram um pouco do seu histórico de atuação. Ainda no primeiro dia os jovens tiveram um jogo de futebol e em seguida sessão de cinema.

O segundo dia foi marcado pelo debate em torno da análise de conjuntura e noite cultural, que envolveu a juventude e comunidade com a apresentação teatral do grupo “Pirraça na Praça” e apresentações culturais dos próprios jovens.  A noite também contou com a participação de Elmy Pereira Soares, geraizeiro e participante da primeira turma do Programa de Formação de Jovens, que contou aos jovens da importância de ter participado desse espaço de formação: ”Pra mim esse curso ele tem um valor muito grande e eu carrego o certificado com muito orgulho,  porque ele foi uma base para o meu trabalho para o dia a dia”, conta.

O último dia ficou por conta da avaliação do módulo pelos jovens e o repasse da atividade intermodular, que será entregue no próximo encontro.


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia