Povo indígena Xakriabá realiza a I Feira de Sementes
Povo indígena Xakriabá realiza a I Feira de Sementes

Povo indígena Xakriabá realiza a I Feira de Sementes


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 28 de Outubro de 2013 às 16:30

 

 Helen Santa Rosa e Kelly Aquino – Comunicadoras do CAA/NM e ASA

“ Meu avô que tem 98 anos me contou que antes guardava as sementes no surrão, uma sacola feita do couro do gado. Tinha vários tipos de semente de milho e feijão, que foi se perdendo com o tempo. Mesmo assim ele tem muita vontade de resgatar as sementes de antigamente e plantar de novo”, relata a estudante indígena do 3 ano Maria José Ferreira Cruz da Aldeia Barreiro Preto. A partilha de informações foi realizada durante a I Feira de Sementes do Povo Xakriabá realizada entre os dias 20 e 21 na área da Retomada, Aldeia Vargem Grande, município de Itacarambi/MG. Participaram representantes de 15 aldeias, que além de relatarem as informações preliminares do levantamento dos guardiões das sementes crioulas da Terra Indígena Xakriabá, trocaram sementes e fortaleceram a articulação entorno do resgate e multiplicação da agrobiodiversidade.

Com iniciativas como esta o Povo Xakriabá busca garantir sua autonomia na produção das sementes crioulas com foco na garantia da segurança e soberania alimentar. “Semente e território não se separa, assim como a cultura, a educação, são todas as lutas do nosso povo”, reforça Hilário Xakriabá, guardião da agrobiodiversidade.

Foram realizados debates e discussões sobre a importância da retomada do território, a conservação e multiplicação de sementes crioulas na Terra Indígena, estimulados a partir de vídeos e fotos do trabalho das Casas de Semente das Aldeias Vargens e Sumaré III , realizado em  parceria com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM. Além disso, foi apresentado o resultado parcial do Levantamento dos Guardiões de Sementes realizado pelos estudantes e professores indígenas.

 “A feira é um momento de apresentar a riqueza da Terra Indígena, a diversidade de sementes e saberes. É hora de mostrar a todos os indígenas que não é necessário buscar sementes de fora. E a feira acontecendo na área de retomada fortalece ainda mais a garantia do território. O plantio do campo de sementes na área proporcionará a multiplicação das sementes crioulas da própria Terra Indígena para todos”, analisa a agrônoma Anna Crystina Alvarenga. 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias