Para além das fronteiras: alianças fortalecem luta por Agroecologia e direitos
Para além das fronteiras: alianças fortalecem luta por Agroecologia e direitos

Para além das fronteiras: alianças fortalecem luta por Agroecologia e direitos

Por Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por Cibelih Hespanhol Torres

Publicado em 16 de Novembro de 2015 às 16:19

Parceiros internacionais visitam CAA/NM e debatem conjuntura política atual

O Seminário “Cooperação Internacional: Desafios Locais e Globais” uniu cerca de 30 participantes, entre parceiros nacionais e internacionais do CAA/NM, em dois dias de conversas sobre a conjuntura política atual e as perspectivas da cooperação internacional em países emergentes.     Para Leninha Alves de Sousa, coordenadora política do CAA/NM, o momento foi importante para levantar diálogos. “Nos últimos anos, saímos dessa condição de “obediência”, vamos dizer assim, para um espaço maior de diálogo e acordos. Mudamos nossa posição, daqueles que atendem e obedecem para aqueles que reagem. Também acumulamos muita coisa importante, que pode servir para iluminar a ação da cooperação em outros países”.

Hans Ullrich Ide, da organização alemã Heks, que há anos executa projetos de apoio no Norte de Minas através do CAA/NM, concordou com a necessidade de diálogo entre parceiros: “Só funciona desta forma. Tendo este diálogo, conseguimos dar visibilidade à experiência, dar mais impactos e justificar os motivos para continuar a trabalhar no Brasil”. Hoje, a colaboração internacional é questionada sobre a necessidade de continuar sua atuação em países que alavancaram avanços sociais nos últimos anos. Silvio Caccia Bava, do Instituto Pólis, lembrou o histórico deste quadro atual: “a América Latina surge como único continente que, nos últimos quinze anos, conseguiu reduzir a pobreza e desigualdade, embora tenha um dos maiores índices do mundo. Esta redução tem a ver com processos políticos que mobilizaram a sociedade e elegeram novos modelos”. Ainda assim, a cooperação entende que sua presença é importante para garantir a continuação deste processo, principalmente em regiões estratégicas como o Norte de Minas Gerais.

Durante os dias do seminário, os parceiros também puderam visitar a sede do CAA/NM no Solar dos Sertões, celebrando esta parceria que garante trabalhos e conquistas para a região onde atua o Centro de Agricultura Alternativa. Hoje, o CAA/NM executa nove projetos apoiados internacionalmente, desde iniciativas voltadas para a formação da infância e juventude sobre temas como agroecologia, economia solidária e identidade cultural, até projetos de fortalecimento dos povos tradicionais do Cerrado frente às mudanças climáticas.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias