Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Oficina orienta empreendimentos da agricultura familiar na elaboração rótulos de produtos

Publicado em 25 de Abril de 2013 às 15:35

Oficina orienta empreendimentos da agricultura familiar na elaboração rótulos de produtos

Henrique Corrêa

O CAA-NM em parceria com o Instituto Marista de Solidariedade e a UNICAFs/MG (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar de Minas Gerais) realizou esta semana a "Oficina de Rótulos e Embalagens para a Agricultura Familiar". A atividade faz parte do Programa Nacional de Comercialização Solidaria, do Instituto. Participaram representantes de 9 empreendimentos do Norte de Minas, que comercializam produtos como rapadura, polpa de fruta, cachaça, frutos do cerrado, pequi, dentre outros.

"O projeto começou em 2009 com várias ações em todos os estados do país. Nossa ideia é juntar a produção da agricultura familiar ao consumo consciente", afirma Renata Gondim, articuladora do Instituto Marista.

O responsável técnico pela produção de alimentos da Cooperativa Grande Sertão, José Fábio Soares, ministrou e orientou em palestra como é elaborado um rótulo e as informações que devem constar . "Se você garantir qualidade do seu produto isso vai estar escrito na embalagem. A intenção é transferir a qualidade do alimento", conta.

"Essa oficina trata de uma questão primordial. A imagem do produto é nosso cartão de visitas, além de indicar a procedência do alimento", falou Raimundo Simplício  presidente da Asfruce ( Associação Frutos do Cerrado) empreendimento de São Francisco. "É uma segurança para o consumidor", ressalta.

O evento reuniu empreendimentos apoiados pela UNICAFs, que articula iniciativas de comercialização  da agricultura familiar. "O rótulo é uma demanda colocada por muitos, que apresentam dificuldades de entendimento quanto a sua formulação. Nesta oficina estamos orientando o passo a passo, como fazer ", disse o representante do CAA na oficina, Fábio Dias.

 

Nossas mídias

Relacionado


Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa