Oficina de Comercialização fortalece agricultura familiar
Oficina de Comercialização fortalece agricultura familiar

Oficina de Comercialização fortalece agricultura familiar


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 19 de Dezembro de 2014 às 16:20

 

Oficina de Comercialização do PAIS

Aconteceu no dia 06/12/14 a oficina beneficiamento para comercialização de produtos hortícolas. A oficina foi realizada no Solar dos Sertões e contou com participação de técnicos e técnicas do CAA/NM que colaboram no Projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – e de agricultores e agricultoras dos municípios de São João da Lagoa, Coração de Jesus, Brasília de Minas e Montes Claros. O objetivo da oficina foi de capacitar para o beneficiamento de produtos agroecológicos em conservas.

A oficina contou com dois momentos, o primeiro teórico e o segundo prático. No primeiro momento foram discutidas questões relacionadas à produção/ comercialização e embalagem. O processo de higienização para o preparo das conservas foi bastante enfatizado. Jacileia de Souza Santos, ministrante do curso, discutiu com os/as agricultores e agricultoras as formas de contaminação que podem ocorrer quando a higienização não é realizada de forma adequada. Ela explicou formas de contaminação biológica, física e química. A parte teórica abordou também o procedimento de esterilização do vidro das conservas e a importância da rotulagem dos alimentos.

Na parte prática do curso os agricultores/as realizaram, com o auxilio dos/as técnicos, o beneficiamento em conserva dos produtos das hortas. Esse momento foi fundamental para tirarem qualquer dúvida que tivessem em relação ao primeiro momento do curso. Essa oficina de capacitação foi importante para os agricultores(as) que objetivavam agregar valor aos produtos agroecológicos para comercialização, aumentando assim a sua renda. Segundo Emuriela Rocha Dourado, técnica que colabora no projeto PAIS, o "beneficiamento em conserva possibilita aos/às agricultores/as oferecer produtos agroecológicos fora de época sem uso de agrotóxicos, agregando valor à sua produção", explica. 

A oficina de comercialização foi um oferecimento do Projeto PAIS, que tem como financiador a Petrobras. O PAIS é uma tecnologia social estrategica para fortalecer a agricultura familiar e possibilitar alternativas rentáveis aos agricultores e agricultoras que acreditam na agroecologia como modelo de vida.  

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias