O esporte como forma de superação e enfrentamento das desigualdades
O esporte como forma de superação e enfrentamento das desigualdades

O esporte como forma de superação e enfrentamento das desigualdades

Por Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por Indinayara Francielle Batista Gouveia

Publicado em 22 de Dezembro de 2016 às 14:50

Texto: Equipe Enlaçando Experiências 

Temática foi desenvolvida ao longo de 2016 pelo projeto  Enlaçando Experiências

O CAA NM em parceria com  a ACTION AID desenvolvem o  Projeto Enlaçando  Experiências desde 2006,na perspectiva de apoiar iniciativas que buscam garantir a soberania alimentar, o acesso à água, à educação contextualizada, e o fortalecimento das lutas dos Povos e Comunidades Tradicionais na defesa dos seus direitos.

Atualmente o projeto e desenvolvido de forma direta com cerca de 1537 crianças e adolescentes, entretanto outras crianças que não vinculadas participam das atividades de forma integral, fato que eleve esse numero para aproximadamente 2000 crianças e adolescentes, distribuídas em 14 municípios, 67 comunidades rurais. 

No primeiro semestre de 2016, foi trabalhado nas oficinas o tema “Segurança Alimentar, as consequências dos alimentos industrializados, que são prejudiciais à saúde, além de poluir o meio ambiente com suas embalagens. Aliado a isso, também foi trabalhado as consequências que esse lixo pode trazer, caso se transforme em  reservatório para a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti causador de diversas doenças, como: Dengue, Zíca Vírus e a Chikungunya.

Dando continuidade as atividades, no segundo semestre, enfatizamos a realização das olimpíadas e paraolimpíadas no Brasil, desenvolvemos o tema “ O esporte como forma de superação e enfrentamento das desigualdades sociais.”

Os esportes despertam sentimentos importantes quando trabalhados com crianças e adolescentes. Muitas modalidades olímpicas para serem disputadas, necessitam que os atletas apresentem espírito de equipe e envolvam pensando coletivamente formas para superar os desafios e obter êxito. Esse sentimento é muito importante na vida comunitária, já que muitos dos desafios que surgem na comunidade precisam ser encarados por todos.

O esporte também possibilita as pessoas a sonharem e montar objetivos para serem alcançados, criando assim projetos de vida concretos. Muitas crianças e adolescente sonham ser jogadores de futebol, corredores, maratonistas, jogadores de basquete, entre outras modalidades, e quando conhecem historias de pessoas como eles que se tornaram atletas vencedores, aguça o sentimento de que é possível ser um atleta profissional.

As modalidades esportivas apresentam-se, principalmente no universo rural, como única forma de lazer, integração, fuga da realidade vulnerável que muitos estão envolvidos, ao proporcionar aos jovens a alegria de celebrar com  amigos, dividir o sonhar e imaginar-se como um super atleta olímpico.

Trabalhar práticas de esportivas permitiu também que os envolvidos refletissem a importância do esporte não só como meio de interação social e forma de lazer, foi perceptível também como esse tipo de atividade faz bem para o corpo e a saúde humana.

A prática de esporte é constante na vida das comunidades, tanto nas aulas de educação física, bem como nos momentos de lazer e confraternização. A realização das oficinas foi dividida em duas partes, a primeira escrever a mensagem em seguida praticas esportivas, que foi um momento de diversão e interação com toda a comunidade.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias