Nota de repúdio da Articulação Rosalino ao editorial do Estadão
Nota de repúdio da Articulação Rosalino ao editorial do Estadão

Nota de repúdio da Articulação Rosalino ao editorial do Estadão

Por Cibelih Hespanhol Torres
Editado por Cibelih Hespanhol Torres

Publicado em 17 de Maio de 2016 às 12:20

NOTA DE REPÚDIO

 

Nós, Indígenas, Geraizeiros, Caatingueiros, Vazanteiros, Veredeiros, Quilombolas, Apanhadoras de Flores Sempre Vivas integrantes da Articulação Rosalino de Povos e Comunidades Tradicionais manifestamos nosso repúdio ao editorial do Estado de São Paulo de 16 de maio de 2016, intitulado “Dilma e os povos tradicionais”. No editorial, o veículo se posiciona contrário à criação do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, instituído pelo Decreto 8750. Em um claro ataque à nossa história, o editorial fere a Constituição Brasileira quanto à natureza multicultural e pluriétnica do Estado brasileiro, uma vez que a CF/1988 preceitua expressamente os direitos dos povos indígenas, quilombolas e dos outros diferentes grupos que com suas culturas construíram a identidade do país. O editorial ataca de forma virulenta e preconceituosa os inúmeros tratados e convenções internacionais assinados pelo Brasil, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, e a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Este ataque irresponsável apenas reforça a invisibilidade à qual os povos e comunidades tradicionais do Brasil estão há séculos submetidos, num ato de violência que se inicia na negação de sua existência, silenciando sua voz e luta por direitos, e desrespeitando, ainda, a enorme contribuição destes povos na construção da nação brasileira da qual tanto nos orgulhamos. No atual contexto político, não aceitamos qualquer manifestação de ataque aos nossos direitos conquistados com suor, sangue e muitas perdas. Diante disso, demonstramos a nossa indignação e reafirmamos a legitimidade da criação do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, para o qual tanto lutamos, relembrando as palavras do cacique Rosalino que nomeia nossa articulação: “preferimos virar adubo da terra, e semente para novas gerações, ao deixar nossos territórios”.

Clique aqui para ler o editorial

 

Assina esta nota:

Articulação Rosalino de Povos e Comunidades Tradicionais do Norte de Minas e Alto Jequitinhonha

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias