“Nós somos multidões, nós somos agroecológicos”
“Nós somos multidões, nós somos agroecológicos”

“Nós somos multidões, nós somos agroecológicos”

Por Paula Lanza Barbosa
Editado por Paula Lanza Barbosa

Publicado em 31 de Outubro de 2017 às 17:05

Guardiões e Guardiãs de Sementes se reuniram com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (27), no Solar dos Sertões, em Montes Claros, para refletir sobre as ações no atual contexto de escassez de água, mudanças climáticas e desafios políticos. A conversa que iniciou na manhã da quarta-feira (25), se consolida como um momento de refletir as ações da Rede e planejar as próximas atividades nas comunidades e também na Casa de Semente Regional, que está localizada na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia - AEFA.

Eliseu José de Oliveira, diretor geral do CAA-NM, explicou que o encontro foi para organizar as ações da Rede de Guardiões e Guardiãs, pensando na atuação com parceiros. “Acho que essa conversa é para realmente identificar tudo que envolve a Rede, a importância dela e o que temos que empenhar daqui pra frente”, explica Eliseu, que completa reafirmando o papel da instituição junto aos agricultores e a construção que parte de seus anseios: “O CAA é uma instituição criada pelos agricultores e agricultoras, é deles, e são deles que precisam partir as demandas.”.

Cristovino Ferreira Neto, guardião de sementes do município de Riacho dos Machados, conta que o momento pede, mais do que nunca, ações que pensem na proteção de sementes crioulas. Para o agricultor, independente do clima ou das condições da região, o guardião sempre vai se preocupar com o processo de multiplicação, armazenamento e preservação da agrobiodiversidade, mas chama atenção para o agronegócio e para o avanço das sementes transgênicas. “As grandes empresas não estão preocupadas em alimentar o país eles tão preocupados em ganhar dinheiro. Pensar estratégia para conviver com o clima, não é o único desafio, não é só o clima é com o transgênico também.”, diz.

“Nós vivemos em um ambiente de disputa e se a gente não se organizar a gente perde”, afirma Elisângela Aquino, guardiã e vice-diretora do CAA-NM. Para a guardiã, a articulação em rede é o que fortalece as ações no Norte de Minas e em todo o semiárido. A guardiã ainda explica que com o pensamento conjunto e a partir das trocas entre os guardiões as ações se fortalecem e a resistência aumenta.

Eliseu de Oliveira, explica que há muita gente envolvida nas ações que preservam esse patrimônio da humanidade. Para ele é preciso estreitar contatos: “Nós temos muita gente e temos que identificar e ampliar a nossa comunicação. Nós somos multidões, nós somos agroecológicos.”, afirma.

Durante o encontro, os guardiões refletiram como está a articulação da Rede de Guardiões e Guardiãs da Agrobiodiversidade, no Norte de Minas. Segundo eles foram feitas rodadas de visitas em casas de sementes comunitárias, com a realização de testes de transgênicos e também iniciou-se o processo de separação de sementes para serem armazenadas na Casa Regional.

Os Guardiões vêm reconhecendo a importância de se envolverem mais na organização da casa situada na AEFA e como uma das sugestões de encaminhamento da reunião, foi que se discuta a possibilidade dos agricultores e agricultoras fazerem visitas regulares à Área para acompanhamento.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias