Norte de Minas em defesa do Rio Pardo
Norte de Minas em defesa do Rio Pardo

Norte de Minas em defesa do Rio Pardo

Por Cibelih Hespanhol Torres

Publicado em 25 de Maio de 2016 às 15:25

No dia 13 de maio, foi realizado o Seminário Bacia do Rio Pardo no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rio Pardo de Minas, Norte de Minas Gerais. O encontro, nomeado “Não deixe o Rio Pardo morrer”, reuniu movimentos e entidades na análise de contexto e realidade do rio, além de levantamento de ações para sua revitalização.

Segundo dos seminários já realizados dentro da articulação Minas-Bahia, o encontro procurou aprimorar as estratégias do estado mineiro. Os participantes assistiram ao documentário “Rio Pardo: um rio marcado para morrer”, de Jorge Melquisedeque, que nos anos 90 já denunciava os impactos da política desenvolvimentista na região, trazendo nas falas das comunidades ribeirinhas a dor sentida por aqueles que vivem das águas do rio.

Após esta contextualização, grupos de trabalho divididos entre representantes do poder público, meio acadêmico, agricultores e organizações se dedicaram a debater situação das microbacias, propondo possíveis articulações. Eliseu José de Oliveira, geraizeiro e diretor do CAA/NM, pontuou que estratégias de revitalização significam também “mudar a forma que nós temos de relação com o rio”, compreendendo novos meios de convivência e reconhecendo o papel das comunidades para sua preservação.

Moises Dias de Oliveira, geraizeiro do STR Rio Pardo, lembrou a importância da retomada de territórios tradicionais neste contexto: “A gente compõe a rede sociotécnica que vem animando os processos de recuperação de microbacias com fundamento na autoafirmação identitária e recuperação territorial. E nestas ações, a água tem sido elemento principal de motivação e tomada de consciência das famílias de que precisam controlar seu território para garantir o modo tradicional de uso e ocupação daquele espaço, que ao longo de anos garantiu a perenidade de seus cursos d’água”.

As articulações dos grupos envolvidos no seminário serão desenvolvidas nos próximos meses, em ações de sensibilização e envolvimento. O próximo encontro será realizado em outubro, em Montezuma, Minas Gerais, onde nasce o Rio Pardo.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias