Na semana do Cerrado, Movimento Geraizeiro realiza atividades de mobilização pela proteção do bioma
Na semana do Cerrado, Movimento Geraizeiro realiza atividades de mobilização pela proteção do bioma

Na semana do Cerrado, Movimento Geraizeiro realiza atividades de mobilização pela proteção do bioma


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 10 de Setembro de 2013 às 17:36

  

 “É do CERRADO que as águas brotam. Com a destruição dos cerrados 312 rios e córregos já secaram no Norte de Minas. As terras dos Cerrados estão sendo griladas pelas firmas de Eucalipto e de mineração”, denuncia o Movimento Geraizeiro em carta aberta. Para alertar a sociedade sobre esta triste realidade, serão realizadas mobilizações no Norte de Minas e Brasília/DF.

Para Orlando dos Santos, liderança do movimento a grande reivindicação é a devolução das terras para as comunidades geraizeiras. “Nós vivemos aqui há séculos, sempre cuidamos e protegemos o Cerrado. Queremos que a terra seja retomada pelos geraizeiros, que sempre viveram aqui e as comunidades tradicionais que vivem no Cerrado”, afirma. Eliseu José de Oliveita, outra liderança geraizeira afirma: “é com a nossa produção diversificada de alimentos como a farinha de mandioca, goma, rapadura, milho, feijão, que muitos mercados são abastecidos. Fornecemos leite, carne, ovos, mas também produtos como o pequi, panã, coquinho azedo e uma grande diversidade de plantas medicinais que são utilizadas no tratamento de doenças, a exemplo da coleta da Favela. Nós sabemos aproveitar o potencial do cerrado sem destruir, mas o que estamos vendo são nossas comunidades serem expropriadas e encurraladas”.

Na região do Alto Rio Pardo estão previstas atividades de formação sobre o impacto dos empreendimentos minerários e das grandes monoculturas de eucalipto nas áreas do cerrado norte-mineiro. Em Brasília, na tarde de quinta-feira (12) está prevista audiência com o Ministério do Meio Ambiente e Secretaria Especial da Presidência para debater a pauta geraizeira. Em destaque a criação das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes  dos Gerais localizada entre os municípios de Rio Pardo de Minas, Montezuma e Vargem Grande do Rio Pardo e a RDS Tamanduá localizada no município de Riacho dos Machados.

 

Colaboração:  Assessoria de Comunicação CAA-NM – Helen Santa Rosa – 9184-2913 e 9179-0800.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias