Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
MULHERES UNIDAS NO NORTE DE MINAS

Publicado em 11 de Março de 2020 às 17:52

MULHERES UNIDAS NO NORTE DE MINAS

Montes Claros

Mesmo a forte chuva não parou as mulheres na marcha realizada no último sábado (07/03), em Montes Claros. Representantes de movimentos sociais, jovens, negras e LGBTQ+, estavam entre os presentes que ecoaram os gritos de luta por democracia, garantia de direitos, políticas públicas de geração de trabalho e renda, fim da violência contra a mulher do campo e da cidade.

O ato teve concentração na Praça Doutor João Alves e percorreu as ruas até a Praça da Matriz. Durante todo o trajeto, as mulheres levantaram cartazes, faixas e mensagens contra a opressão, além de músicas e falas destacando o contexto atual sobre violência contra a mulher, machismo, racismo e homofobia.

A marcha este ano homenageou dona Celecina Rodrigues Madureira, exemplo de luta nas pastorais sociais e das comunidades eclesiais de base. Dona Cé esteve presente em todos os atos e marchas por lutas de direitos, deixando seu legado, sua força e sua história.

 

Porteirinha

No dia 09 de março na cidade de Porteirinha, aconteceu o Encontro de Mulheres no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha (STR).

O evento reuniu cerca de 150 mulheres, que participaram ativamente de palestras e debates sobre o tema, “Corpos vivos, territórios livres e mais mulheres na política”. Foi abordado assuntos sobre a violência de gênero, empoderamento feminino e medidas de proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar, com o objetivo de conscientizar todas as presentes sobre os direitos e garantias legais. Também foi falado sobre a Previdência Social e a importância de se organizar para a garantia dos direitos.
 

Audiência Pública

No dia 12 de março foi realizado uma Audiência Pública na câmara dos vereadores de Montes Claros para debater sobre violação de direitos e violência contra a mulher no Norte de Minas. O evento reuniu mulheres da cidade e do campo da região e de forma participativa abriu espaço para diálogos e discussões.

Fotos em Montes Claros: Indi Gouveia e Comunicação CAA 

Fotos em Porteirinha : Helen Borborema 

 

 

 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: NIVEA MARTINS PEREIRA
Editado por: NIVEA MARTINS PEREIRA