Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
MÃO NA MASSA: promovendo solidariedade e fraternidade no Sertão dos Gerais

Publicado em 14 de Dezembro de 2015 às 16:32

MÃO NA MASSA: promovendo solidariedade e fraternidade no Sertão dos Gerais

Por Fabiano C.César 

 

O CAA/NM e a ActionAid realizaram entre os dias 20 a 22 de novembro no território indígena  Xakriabá, no norte de Minas Gerais, o VI Mão na Massa, atividade reuniu os doadores da Actionaid com o objetivo de mostrar os trabalhos que os parceiros da instituição vem desenvolvendo.

No Norte de Minas, o CAA/NM desenvolve o projeto Enlaçando Experiências, que visa o fortalecimento dos modos de vida dos Povos e Comunidades Tradicionais. Os doadores, além de contribuírem financeiramente com os projetos, tiveram a oportunidade de ajudar a terminar a construção de uma unidade de multiuso, que engloba uma casa de Farinha e de Sementes dentro do território indígena. Colocaram, literalmente a “mão na massa”, para ajudar a construir transformações positivas na vida da comunidade.

Segundo Avanildo Duque da Silva, gestor de programas da Actionaid do Brasil, o Mão na Massa surgiu em 2010 com a intenção de melhor apresentar os projetos aos doadores e também contar com a participação deles. Avanildo conta que esse ano “convidamos doadores de várias partes do Brasil a vivenciar três dias de experiências na comunidade indígena Xakriabá. A ideia e conhecer a região, vivenciar a cultura e o modo de vida deles. E também botar a mão na massa, finalizando a unidade multiuso na aldeia Vargens. Pra gente, o Mão na Massa e importante, primeiro, para os doadores saberem que as crianças e comunidades existem. E uma forma bacana de prestar contas com o envolvimento dos doadores. Isso fortalece o projeto”.

Samuel Leite Caetano, coordenador do projeto Enlaçando Experiências, que é desenvolvido em parceria com a Actionaid, lembrou que “o Mão na Massa é uma possibilidade de consolidar as ações que estamos desenvolvendo. Por que tem um pano de fundo muito grande, possibilita muita coisa a partir das cartinhas das crianças, é um projeto que potencializa a luta pelo território e com ações concretas, de retomada e gestão do território. E com certeza o doador vindo para a comunidade conhecer essa realidade, essa dinâmica, tanto para comunidade, quanto para o doador viabiliza os processos que desenvolvemos no Enlaçando”.

Roselane de Aquino, moradora do Distrito Federal e doadora desde 2010, afirmou que escolheu apoiar porque “queria participar de algum tipo de projeto que fosse transformador, que fosse de longo prazo. O convívio com pessoas que partilham desse entendimento e sentimento que tenho de que fazer o bem, ainda que de uma forma pequena, mas no sentindo de transformar uma realidade ou colaborar na transformação de uma realidade, pra mim tem sido enriquecedor”.

Nicolau Xakriabá, liderança da comunidade de Vargens, que recebeu o Mão na Massa relatou que “a comunidade ficou muito satisfeita com a visita, principalmente de parceiros que vem ajudando. O Mão na Massa é importante porque as pessoas participam e sabem como dar valor, quando coloca a mão na massa o sentimento é diferente. Por isso ficamos muito alegres de receber o pessoal na casa de sementes e mostrar um pouco da nossa cultura”. 

O encontro finalizou com avaliação dos participantes que ponderaram a importância da troca. Conhecer a cultura do Outro com olhar de bem querer ajudar a construir um mundo melhor. Esse sentimento foi compartilhado por todos e todas que vivenciaram o Mão na Massa.

 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Artur Fernandes de Souza Filho