Homeopatia é tema de troca de  experiências entre técnicos e técnicas do CAA
Homeopatia é tema de troca de  experiências entre técnicos e técnicas do CAA

Homeopatia é tema de troca de experiências entre técnicos e técnicas do CAA

Por Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por Indinayara Francielle Batista Gouveia

Publicado em 5 de Abril de 2017 às 09:25

Na última sexta-feira (31), técnicos e técnicas do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM se reuniram para compartilhar experiências e discutir questões relativas ao trabalho da instituição com práticas agroecológicas nos territórios em que atuam. A reunião, realizada mensalmente, debateu o tema “homeopatia e a produção de biofertilizantes” com os participantes reunidos na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia – AEFA, contando com momentos práticos e teóricos.

Alinhar o conhecimento técnico ao tradicional é uma ação importante para o CAA/NM. Aline Silva, colaboradora, explica que os espaços de formação contribuem para a socialização das ações de campo e para experiência dos colaboradores em cada território, tanto no trabalho com a produção, como também nas temáticas de água e território: “Quando a gente discute um tema na formação, a gente discute os vários contextos que temos trabalhado. É um processo continuado de aprendizado na medida em que o técnico vai e volta do campo.”, explica.

Honório Dourado, colaborador do CAA/NM e responsável por conduzir o momento, explica que a homeopatia é uma forma agroecológica que não deixa resíduos, não causando danos ao meio ambiente: "Homeopatia é um produto que era um remédio físico. Ao dinamizar, você transforma em um produto sem princípio ativo e com informação". O técnico ainda explica que o processo homeopático consiste em promover a cura a partir da própria doença, reforçando a ideia de que “semelhante cura semelhante”. A homeopatia pode ser usada tanto para o cuidado com a plantação, quanto para o cuidado do ser humano e de animais. Por ser um produto natural, seu uso não causa intoxicação.

A colaboradora Anna Crystina conta que participar de momentos de formação como esse contribui para que os técnicos se empoderem e discutam as práticas nas comunidades, "Um espaço em que a gente possa entender um pouco mais e se aprofundar sobre a homeopatia e outras formas de trabalhar as práticas agroecológicas no campo é extremamente importante".

Para José Neto, apesar de não contribuir diretamente em projetos de produção agroecológica, o espaço ajuda na interação dos colaboradores com a comunidade: "Eu contribuo em um projeto voltado para criança e adolescente na zona rural, mas a gente interage com as famílias desse público e com a comunidade em geral. Então com essas capacitações a gente consegue levar para nossas oficinas diárias e para os outros  projetos possibilidades de intervenção.", explica.

Durante a formação, os colaboradores se dividiram para entender na prática a produção homeopática, aproveitando o espaço da AEFA para recolher pragas e produzir biofertilizantes.

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias