Guardiãs e guardiões participam de oficina para atualização de Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade.
Guardiãs e guardiões participam de oficina para atualização de Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade.

Guardiãs e guardiões participam de oficina para atualização de Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade.

Por Valdir Dias da Silva
Editado por Valdir Dias da Silva

Publicado em 11 de Junho de 2024 às 20:40

De 08 a 13 de junho de 2024, foi realizada em Brasília – DF, a Oficina das Guardiãs e Guardiões sobre a Atualização da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB). A EPAND foi construída coletivamente a partir de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério dos Povos Indígenas e da Deutsche Gesellschaft fuer Internationale Zusammenarbeit (GIZ), com o apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e da Câmara Setorial das Guardiãs e Guardiões da Biodiversidade do CGEN.

Samuel Leite Caetano, Geraizeiro, do Movimento Geraizeiro, Mestrando do MESPT da UNB, da equipe técnica do CAA-NM, coordenador do Projeto DGM Brasil e presidente do CNPCT, participou de uma mesa, contribuindo para o espaço de debate e diálogos de experiências junto aos PCTs.

Samuel Caetano falando na mesa da oficina. (Foto: Vivi Hermida)

A oficina foi um momento de informação e planejamento participativo, com a presença de Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Agricultores Familiares, nos quais estes que são reconhecidos como guardiãs e guardiões da biodiversidade. Dentre os objetivos, o processo de atualização da EPANB visa as adaptações de novas diretrizes globais à realidade do Brasil, uma vez que isso trará diversas metas como, conservação da biodiversidade, promover sustentabilidade da agricultura familiar, a restauração de áreas degradadas, manutenção de serviços ecossistêmicos, dentre outras. Neste contexto, é essencial a escuta e a contribuição dos Povos Tradicionais, pois esses que são os protagonistas dos saberes ancestrais e que vêm cuidando da vida do planeta.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias