Guardião da agrobiodiversidade do semiárido mineiro recebe prêmio em São Paulo
Guardião da agrobiodiversidade do semiárido mineiro recebe prêmio em São Paulo

Guardião da agrobiodiversidade do semiárido mineiro recebe prêmio em São Paulo


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 13 de Novembro de 2013 às 17:37

 Geraldo Gomes Barbosa começou a plantar com seu pai quando tinha sete anos.  Nascido e criado na comunidade de Touro, município de Serranópolis de Minas, norte de Minas Gerais, aprendeu desde cedo a plantar de forma consorciada, cultivando diversas espécies em uma mesma roça. Cresceu aprendendo a importância de melhorar e preservar as sementes crioulas e a natureza, o que o fez um guardião. Hoje conserva em sua Casa de Sementes mais de 200 variedades. Em reconhecimento ao seu trabalho e ao de milhares de agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro, receberá o prêmio TRIP Transformadores. A premiação acontece hoje às 21 horas, no Parque Ibirapuera, em São Paulo/SP.

 

 “ O trabalho que a gente tem feito é de preservar, além das sementes, as águas, os animais e tudo que faz parte do meio ambiente. Tem sido muito rico para mim e também para outras pessoas. Preservamos o meio ambiente sem agredir, sem uso de venenos – usamos tudo natural. É um trabalho importante mais para a terra que precisa de cuidados, de amor e carinho”, afirma Geraldo.

Para Valquiria Lima, da coordenação executiva da Articulação Semiárido pelo Estado de Minas Gerais, a premiação de Geraldo Gomes representa o reconhecimento da contribuição dos agricultores e agricultoras do semiárido brasileiro na construção de estratégias de convivência adequadas a realidade. “Significa que os agricultores familiares são a melhor expressão de vida e resistência do semiárido  e a sabedoria deles nos mostra que outro modelo de desenvolvimento para o semiárido é possível e necessário”, analisa. 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias