Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Fundação Inter-Americana conhece o trabalho do grupo de mulheres da comunidade de Lagoa Grande

Publicado em 10 de Novembro de 2017 às 09:13

Fundação Inter-Americana conhece o trabalho do grupo de mulheres da comunidade de Lagoa Grande

No âmbito do projeto Fazer Sertanejo: Novas relações de solidariedade e sustentabilidade no Sertão do Gerais, o CAA-NM acompanhou a visita da Inter-American Foundation (IAF) ao grupo de mulheres da comunidade de Lagoa Grande, município de Janaúba, no dia 07 de novembro. Eduardo Baptista, pessoa indicada pela IAF para acompanhar os indicadores de bases sociais do projeto, não apenas conheceu o espaço ampliado com apoio da financiadora como também elogiou o dinamismo do grupo. Na oportunidade, fez sugestões de comercialização e estratégias de marketing.

Hoje fazem parte desse grupo em torno de 20 mulheres que, na sua grande maioria, cultivam hortaliças e comercializam nas feiras locais do município. Cabe lembrar que a constituição do coletivo de seu a partir da implantação de 17 unidades do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), em 2009, no município.

Antes de o projeto Fazer Sertanejo chegar à região, boa parte da produção que não conseguiam comercializar nas feiras era perdida. Hoje, com o grupo organizado e o espaço reformado de acordo com os parâmetros e diretrizes da vigilância sanitária municipal, elas conseguem processar parte desses produtos agregando valor, sabor e maior prazo de validade, a partir da produção de conservas. Essas são comercializadas não apenas no mercado local, mas também em grandes eventos da agricultura familiar, a exemplo da Agriminas, referência no Estado. Os produtos também integram a carta de produtos do Empório dos Sertões e das feiras agroecológicas realizadas no Solar dos Sertões todo segundo sábado de cada mês.

Sobre o Fazer Sertanejo

É uma iniciativa elaborada dentro do Eixo Agroecologia, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, e faz parte de um conjunto de projetos que apoiam os empreeendimentos econômicos da Agriculgura Familiar. Visa apoiar os empreendimentos em três linhas: 1º produção primária ou produção de matéria prima; 2º beneficiamento da produção e por último; 3º a comercialização e as estratégias de certificação dos produtos.


Postado por: Paula Lanza Barbosa
Editado por: Paula Lanza Barbosa