Filhos da Mãe Romana iniciam retomada de seu território
Filhos da Mãe Romana iniciam retomada de seu território

Filhos da Mãe Romana iniciam retomada de seu território

Por Cibelih Hespanhol Torres

Publicado em 4 de Agosto de 2015 às 12:16

Por Zilah de Matos, da Comissão Pastoral da Terra

 

"Mãe Romana" é o nome com o qual foi batizado o acampamento da retomada de território do Quilombo da Praia, iniciada no dia 05 de julho. Há um século atrás, Mãe Romana era a parteira que pegou muitos filhos, cuidando e acompanhando mulheres antes e depois de seus partos.

Enquanto se alegrava ajudando a salvar vidas, Mãe Romana também sofria com a ganância dos grandes que oprimiam e expulsavam seu povo de seu território tradicional. Hoje, seus filhos são numerosos, deserdados de suas terras e de suas famílias. Assim, as comunidades de Canabrava, Vereda, Porto de Matias, Ilha da Curimatã e Praia  retomam seu território perdido, na esperança de regatar e garantir sua tradição, sua cultura, seus saberes  e suas alegrias.

Com muita animação e ao som dos tambores, as famílias vem se organizando, criando formas de resistência, vencendo  obstáculos e se articulando com outros  grupos  e povos das comunidades tradicionais da  região, na Articulação  Rosalino e Vazanteiros em Movimento. Vinte dias após a retomada, receberam visitas de apoio, como  representantes das comunidades quilombolas de Riacho Novo, Ilha do Amargoso, Riacho da Cruz e Quilombo Alegre II. Foi um dia de festa  e muita alegria,  grandes  batuques, folia de Reis, reflexões, intercâmbios,  partilha, almoço comunitário... encerrando com uma bonita celebração. 

O Quilombo da Praia aguarda a posição do INCRA e da SPU na regularização de seu território. Além do posicionamento dos  proprietários, que até o momento não se manifestaram sobre o assunto. Clique aqui para assistir ao vídeo sobre sua retomada.

 

Foto: João Roberto Ripper

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias