Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Estagiários do CAA/NM encerram atividades iniciadas em janeiro

Publicado em 2 de Março de 2016 às 14:55

Estagiários do CAA/NM encerram atividades iniciadas em janeiro

Os meses de janeiro e fevereiro foram marcados por intensas trocas e aprendizados para um conjunto de estudantes dos cursos de agronomia, engenharia florestal, agrícola e ambiental. Durante esse período, o CAA-NM acolheu mais uma turma de estagiários, durante quatro semanas. As atividades ocorreram na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia, no escritório e no campo. O encerramento, realizado no último dia 19, foi marcado pela avaliação dos/as estagiários/as e colaboradores/as, que se emocionaram revivendo os momentos de troca de experiências e vivências.

Para avaliar o período de estágio, os/as estudantes criaram uma dinâmica própria, ressaltando as experiências mais marcantes de cada espaço em que contribuíram. Nara Vanessa, estagiária, ao relembrar a semana que passou na AEFA, contou que o que mais a marcou foi o contato com a bioconstrução, através da geodésica, o espaço construído de bambu, e os ensinamentos passados pela equipe da Área. “Foram dicas extremamente valiosas, que a gente não vê dentro da Universidade. Foi muito importante para a gente como profissional”, conta. 

Sobre a semana no escritório, o estagiário Diego Teodoro percebeu a importância da integração desde a Área de Experimentação até ao trabalho de campo, para o desenvolvimento das atividades. “Essa sistematização é muito necessária e a gente percebeu no escritório que todas as partes são muito importantes para o funcionamento da instituição”, explicou.

Os/as estagiários/as também destacaram a gratidão que sentem por terem participado do trabalho de campo, ressaltando a importância de conhecer a realidade dos agricultores e agricultoras.

Plano de estágio – Desde o segundo semestre de 2015 que o CAA-NM vem pensando um Plano de Estágio, na intenção de viabilizar o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos/as estagiários/as, tanto para o administrativo quanto ao nível técnico. Segundo Camila Costa, contadora do CAA-NM, o Plano de Estágio serve para dar um direcionamento aos/às interessados/as em estagiar no CAA-NM, orientando-os/as sobre como poderiam contribuir nas atividades desenvolvidas pela instituição, dentro dos ramos administrativo e técnico.  “Com o Plano de Estágio fica claro as ações, temáticas e responsabilidades do CAA-NM e dos estagiários, principalmente no que tange ao acompanhamento”, conta.

Rosiellen França, que foi estagiária do CAA-NM e hoje colabora na instituição, contribuiu na coordenação desta etapa do estágio. Ela explica que a iniciativa surgiu com o fato de já ter sido estagiaria e de perceber esses momentos como importantes, tanto para a formação pessoal como profissional. Ela conta que quando foi estagiária do CAA-NM não havia uma programação tão pré-estabelecida e que apenas seguia uma rotina de atividades e demandas que já estavam colocadas.  “Foi fundamental a construção do plano, para possibilitar uma experiência que corresponda à expectativa dos estagiários e que também atenda a demandas importantes para o CAA-NM. Eu sei a importância desse momento. Quem participa, carrega a experiência para a vida toda”, conta.

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia