“Em vinte anos, um terço de Minas pode virar deserto”
“Em vinte anos, um terço de Minas pode virar deserto”

“Em vinte anos, um terço de Minas pode virar deserto”

Por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa
Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 25 de Junho de 2015 às 16:28

Entenda a desertificação e sua ameaça para o meio ambiente

O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas foi premiado pelo Programa DrylandChampions 2015, em reconhecimento a ações desenvolvidas no combate à desertificação. A premiação aconteceu no dia 17 de julho, em Caicó, Rio Grande do Norte, e apresentou ações desenvolvidas pela instituição nas áreas de agroextrativismo, manejo da agrobiodiversidade e gestão de territórios tradicionais.

A desertificação é definida pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) como “degradação do solo em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, como resultado de diversos fatores, incluindo variações climáticas e atividades humanas”. No Brasil, as áreas suscetíveis à desertificação envolvem estados do Nordeste, região norte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. Estas regiões correspondem a 16% do território nacional, e são constituídas por 85% dos cidadãos considerados “pobres” no Brasil.

Além de fenômenos naturais, a ação humana também tem desempenhado um importante (e grave) papel no aumento considerável de desertificação. Dentre as principais atividades danosas está a pecuária intensiva, os projetos de irrigação sem critérios ambientais, a mineração e a monocultura.Como forma de combater o problema, o Governo Federal, além de ser signatário do UNCCD, promove o Programa de Ação Nacional de Combate a Desertificação (PAN Brasil), que possui dentre seus eixos temáticos a redução da desigualdade e a preservação dos recursos naturais.

Para Eliseu José de Oliveira, diretor do CAA/NM, o reconhecimento pelo combate a desertificação é importante para reafirmar a importância de ontinuar a luta por sustentabilidade  socioambiental: “Estudos indicam que, em vinte anos, um terço do estado de Minas Gerais, que pega toda a região semiárida, pode virar deserto. Isso é muito preocupante. É preciso mudar o curso da nossa forma de produzir e se relacionar com o meio ambiente”.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias