E o Norte de Minas se coloriu dos seus povos!
E o Norte de Minas se coloriu dos seus povos!

E o Norte de Minas se coloriu dos seus povos!

Por Cibelih Hespanhol Torres
Editado por Cibelih Hespanhol Torres

Publicado em 25 de Agosto de 2015 às 17:36

Entre os dias 20 e 23 de agosto, o Solar dos Sertões abriu suas portas com uma programação especial para a festa mais tradicional de Montes Claros. Com a proposta de se constituir como espaço para a cultura popular, recebeu a emocionante e musical presença dos quilombolas do norte de Minas e indígenas Xakriabá, que levantaram em meio à festa a identidade resistente de seus povos.

As Festas de Agosto no Solar também contaram com a apresentação de artistas regionais, performances poéticas, abertura do Empório com produtos da agricultura familiar, feira agroecológica e homenagem a pessoas que contribuíram nestes 30 anos do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, na luta pela Agroecologia e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais. Foram dias e noites para celebrar a cultura popular, a identidade e resistência das comunidades tradicionais, a produção agroecólogica dos produtores rurais, e a luta que anima os movimentos sociais dia após dia, por uma sociedade mais solidária, justa, sustentável e democrática. Confira fotos dos momentos!

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 
E o Solar abre suas portas! Quilombolas do Quilombo da Praia inauguram as Festas de Agosto com seu batuque e dança tradicionais

 

O CAA/NM aproveitou o momento para homenagear quem fez parte de sua história. Na foto, o querido "seu Sula", reconhecido pela resistência em defesa das comunidades quilombolas do campo negro da Jaíba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O segundo dia de Festas no Solar foi dia de cultura indígena. E o Povo Xakriabá, maior etnia indígena de Minas Gerais, dançou seu toré tradicional em mística de abertura.

 

  

Artistas regionais também se apresentaram. Da esquerda para a direita: Orquestra Catrumana, Bete Antunes e Maracatu Famiguê.
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 
E sábado foi dia de feira! A Feira Agroecológica expôs as riquezas e delícias dos produtores de Rio Pardo de Minas, Capitão Enéias, São João da Lagoa, Coração de Jesus, Janaúba e Brasília de Minas. Tudo feito pelas mãos e cuidados dos agricultores familiares, sem agrotóxicos e esbanjando cultura norte mineira!
 
 

O Centro de Agricultura Alternativa agradece a todos e todas que nos ajudaram na construção das Festas de Agosto no Solar dos Sertões. Graças a vocês construímos um espaço para animar as lutas e belezas do povo do norte de Minas.

A tod@s, nossa gratidão! E nos vemos em 2016!

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias