DGM Brasil seleciona estudantes para atuarem no bioma Cerrado
DGM Brasil seleciona estudantes para atuarem no bioma Cerrado

DGM Brasil seleciona estudantes para atuarem no bioma Cerrado

Por Paula Lanza Barbosa
Editado por Paula Lanza Barbosa

Publicado em 21 de Dezembro de 2017 às 13:51

Até o dia 10 de janeiro de 2018, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), agência executora nacional do DGM Brasil – Mecanismo de Apoio Dedicado a Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais, está com inscrições abertas para o processo seletivo de quatro estagiários(as) que vão colaborar na etapa de visitas de checagem do edital nº 2, prevista para iniciar em fevereiro/março de 2018.

Os(as) estagiários(as) vão atuar sob a supervisão da equipe do DGM Brasil, voltado ao apoio de iniciativas comunitárias sustentáveis e adaptativas, que se enquadrem em áreas temáticas relacionadas à gestão socioambiental de terras/territórios, à diversificação dos meios de produção e consumo e à sobrevivência sociocultural de povos indígenas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais do Cerrado brasileiro. Serão realizados levantamentos de dados quantitativos e qualitativos nas comunidades potencialmente beneficiárias, sendo prevista capacitação específica para esse fim.

Os currículos e cartas de motivação devem ser enviados para o endereço eletrônico gestaodepessoas@caa.org.br, informando no campo assunto “Seleção Estagiário/a DGM/FIP/Brasil”. A divulgação dos candidatos pré-selecionados será efetuada por e-mail ou por meio de contato telefônico e/ou disponibilizado no endereço: www.caa.org.br.

O edital completo está disponível no link: goo.gl/6J52mG. Para mais informações sobre o edital nº2 do DGM Brasil, que vai selecionar projetos voltados à conservação e ao desenvolvimento sustentável de territórios e culturas dos povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas do Cerrado brasileiro, acesse: goo.gl/WJpExQ.

Sobre o DGM Brasil

O DGM Brasil é uma iniciativa global estabelecida no âmbito do Programa de Investimento Florestal (FIP), com a finalidade de conceder subsídios e apoiar projetos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O FIP é um dos três programas que compõem o Fundo Estratégico do Clima, sendo o Brasil um dos países piloto que o integram.

Sobre o CAA-NM

O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM) é uma organização de agricultores e agricultoras familiares do Norte de Minas Gerais. Sua composição é feita, em grande maioria, por representantes de povos e comunidades tradicionais: geraizeiros/as, catingueiros/as, quilombolas, indígenas, veredeiros/as e vazanteiros/as. Desde 1985, o CAA-NM desenvolve ações em torno da sustentabilidade, da agroecologia e dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, tendo como foco a valorização da (agro)biodiversidade e a convivência com os ecossistemas regionais, discutindo novos conceitos, apresentando soluções, desenvolvendo estratégias de ações colaborativas, no intuito de promover o crescimento e o fortalecimento dessas comunidades e de suas agriculturas.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias