DGM Brasil lança primeiro edital para Povos do Cerrado
DGM Brasil lança primeiro edital para Povos do Cerrado

DGM Brasil lança primeiro edital para Povos do Cerrado

Por Cibelih Hespanhol Torres

Publicado em 22 de Fevereiro de 2016 às 10:05

O DGM/FIP/Brasil, aprovado em março de 2015 com o intuito de fortalecer os Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais, publicou no dia 25 de janeiro de 2016 o seu primeiro edital, que irá apoiar projetos de gestão de recursos naturais, projetos orientados para o mercado e projetos em respostas a ameaças imediatas, tendo como área de atuação o bioma do Cerrado brasileiro.

Podem se inscrever no edital e participar do projeto as organizações de base juridicamente constituídas, representativas dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais, e ONGs de assessoria. Como estratégia de comunicação deste edital, o DGM Brasil realizará oficinas de divulgação destinadas às organizações representativas dos Povos Tradicionais a partir de 24 de fevereiro, nas cidades de Brasília (DF), Imperatriz (MA) e Cuiabá (MT). Nestes espaços, além de divulgar a iniciativa do DGM Brasil e seu primeiro edital, os participantes irão discutir temas centrais como REDD+ e Direitos dos Povos, esclarecer dúvidas, detalhar os tipos de projetos apoiados, valores e prazos de execução, assim como avaliação e aprovação das propostas.

A coordenação do DGM Brasil é feita pelo Comitê Gestor Nacional (CGN), formado por representações indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais com reconhecida atuação no Cerrado Brasileiro, ao qual cabem as decisões finais – inclusive a seleção das propostas inscritas no edital. O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM) foi escolhido por um processo de seleção pública como a Agência Executora Nacional (AEN) deste projeto, e fará a gestão dos recursos destinados ao DGM Brasil, apoiando as iniciativas das organizações proponentes.

O DGM/FIP/Brasil faz parte do Programa DGM Global, iniciativa estabelecida no âmbito do FIP/Fundo de Investimento Florestal, com a finalidade de conceder subsídios destinados a melhorar a capacidade dos Povos Indígenas e Comunidades Locais (PICL), fortalecendo a participação destes povos na discussão sobre mudanças climáticas e conservação ambiental em nível local, nacional e global. O Programa visa fortalecer a discussão sobre a redução do desmatamento e da degradação florestal (REDD+) em nível local, nacional e global e está presente em oito países do mundo. No Brasil, o fundo de apoio aos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais terá duração de cinco anos. Todas informações sobre o projeto DGM Brasil podem ser acompanhadas através do site: http://dgmbrasil.org.br/.


COMO SE INSCREVER

Após se informar sobre todos os critérios do edital, os interessados devem preencher o formulário para a inscrição da Manifestação de Interesse, de acordo com o tipo de projeto e linha temática. A inscrição deve ser feita pelo correio, com proposta e documentação exigida encaminhadas para o endereço da Agência Executora do projeto, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM): Rua Doutor Veloso, 151, Centro, Montes Claros - MG. CEP: 39400-074.
Inscrições: até 25 de abril.
Todas informações disponíveis em: www.dgmbrasil.org.br

 

Clique aqui para ter acesso ao edital

Clique aqui caso deseje fazer download do edital em arquivo .pdf 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias