Dez Anos Brincando de Agroecologia
Dez Anos Brincando de Agroecologia

Dez Anos Brincando de Agroecologia

Por Fabiano Cordeiro César
Editado por Fabiano Cordeiro César

Publicado em 9 de Maio de 2016 às 15:10

Por Fabiano C. César
Criança aprende brincando. Brincar faz parte da infância. As brincadeiras contribuem para a construção da capacidade cognitiva e da aprendizagem das crianças. Pensando nisso, o CAA/NM desenvolve há dez anos o projeto Enlaçando Experiências que tem como objetivo proporcionar condições e situações locais estimuladoras para crianças e adolescentes, partindo dos seus valores culturais e sua realidade. O Enlaçando Experiências busca implantar ações locais que valorizem o saber e a visão da criança e por fim, estimular e sensibiliza-las quanto à sua responsabilidade individual e global em relação à educação ambiental. 
 

O projeto já desenvolveu uma série de atividades com as crianças do Norte de Minas, trabalhando temas como: soberania e segurança alimentar, acesso à água, educação contextualizada, consumo consciente, sementes crioulas, os perigos dos agrotóxicos, entre tantos outros. 

Destaca-se a abordagem que o projeto utiliza com teatro de fantoches, desenhos, pinturas e vídeos educativos. Falar com criança é uma arte carregada de desafios, e o Enlaçando Experiências vêm aceitando esse desafio com muita coragem, esperança e profissionalismo. 
 

No dia 28 de abril de 2016, integrantes do projeto, juntamente com os parceiros da Actionaid, realizaram um encontro especial, no quilombo Brejo dos Crioulos em São João da Ponte onde foram realizadas várias atividades enriquecedoras. As crianças e adolescentes das comunidades de Caxambu e Orion se reuniram para participar das atividades do Enlaçando Experiências e estavam animados com a chegada da equipe do projeto na comunidade. Quando o teatro de fantoches começou, os sorrisos foram contagiantes.  
 

S. L. J. de 11 anos de idade, morador da comunidade de Caxambu, assistiu alegre ao teatro que abordou temas de agroecologia, relações de produção e memória do lugar. Ao final se divertiu desenhando e brincando com as demais crianças, ao falar sobre a participação no projeto ele disse: “eu venho porque gosto de brincar, desenhar e também porque aprendo bastante”. Na comunidade de Orion, a adolescente. J. A de 14 anos, disse que participa do projeto desde os sete anos de idade: “eu gosto muito, a gente brinca e aprende coisas legais. Aprendemos sobre coisas que vamos fazer aqui na comunidade”. 
 

A realização desse trabalho do Enlaçando experiências mostrou que cultivar a agroecologia no coração das crianças é o caminho para a construção de um novo paradigma de natureza, pautado na sustentabilidade, no respeito às relações de produção, na preservação das águas e na convivência com o meio ambiente

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias