Conheça a história do Grupo Umbuzeiro: resistência da cultura popular do Norte de Minas
Conheça a história do Grupo Umbuzeiro: resistência da cultura popular do Norte de Minas

Conheça a história do Grupo Umbuzeiro: resistência da cultura popular do Norte de Minas

Por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa
Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 25 de Junho de 2015 às 16:37

Em 2013, uma reunião do sindicato de Porteirinha desembocou numa nova ideia: fundar uma associação que resgatasse a cultura popular da região. Faltava apenas um nome capaz de dar identidade ao sonho. “E era importante que fosse o nome de uma árvore”, relembra seu Oscarino, dois anos mais tarde, em uma conversa tranquila no meio do dia. Um dos fundadores do grupo, seu Oscarino Aguiar conta sua história como ninguém. “Era mês de agosto, época de seca, e a gente tava reunido com o pessoal para pensar num nome. De longe a gente viu um pé de umbu. Ao redor tudo seco, mas só o pé de umbu lá. Porque o umbuzeiro guarda reserva da água. Na seca, tudo cai, e o umbuzeiro resiste.” Pronto, aliestava o nome: Associação Umbuzeiro.

A primeira apresentação do grupo foi no Sarau Cultural de Porteirinha. Com trajes típicos – mulheres de saia florida em cores, homens de chapéu na cabeça – o Umbuzeiro veio em pares, cantando e dançando os versos: “ A gente canta os antigos mesmo: ‘Não vai não meu bem, que lá tem uma ladeira. Cê escorrega e cai, quebra o galho da roseira”.

Hoje, são mais de 40 cantigas e 100 versos, cantados por jovens e idosos do Grupo Umbuzeiro. Inspirada na resistência da árvore típica da caatinga brasileira, a Associação segue resgatando a identidade do povo catingueiro através da cultura, frente às coisas descartáveis de hoje. “É uma coisa que não sei dar o nome, porque não tem autores. Os avós dos meus avós cantavam”. É que a cultura popular não tem autoria: pertence ao povo que a canta. E não a deixa morrer nunca. “É para mostrar para os mais novos quem nós somos, qual é a nossa identidade”.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias