Conferências de ATER apontam caminhos para fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.
Conferências de ATER apontam caminhos para fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.

Conferências de ATER apontam caminhos para fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.

Por Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por Indinayara Francielle Batista Gouveia

Publicado em 11 de Março de 2016 às 17:03

Por: Fabiano César

Montes Claros sediou a 2º Conferência Regional/Territorial de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural no dia 07 de março, com o tema: Ater, Agroecologia e alimentos saudáveis. O momento foi de diálogo entre sociedade civil e governo, e a construção de propostas para fortalecer a ATER. Aconteceu ainda a realização de eleições de delegados para representar a região na Conferência Estadual. Com a forte presença de agricultores e agricultoras de 27 municípios da região, organizações governamentais – Idene – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais / Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais-, e não governamentais – CAA/NM – Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas Gerais – Unicafes – União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia, FETAEMG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais e sindicatos. Os debates estabelecidos buscaram a promoção do desenvolvimento rural sustentável, baseado nos princípios da agricultura familiar e na reforma agrária.

Segundo Edgar dos Anjos, assessor do Ministério de Desenvolvimento Agrário-MDA, presente no encontro, “A conferência foi muito boa, com presença volumosa de municípios. A qualidade do debate não poderia se esperar menos, pela quantidade de agricultores e agricultoras que tem aqui, e pela capacidade que eles têm de acessar e executar as politicas públicas. Na região norte temos o maior índice de execução das políticas públicas de ATER. Com certeza as propostas daqui vão refletir na esfera estadual. Para o MDA é fundamental ouvir os agricultores(as) e construir junto com eles propostas de políticas públicas”.

Para Nayara Oliveira, moradora de São João da Vereda, município de Montes Claros, agricultora rural atuando na Fetaemg como suplente da coordenação de Jovens do Norte de Minas, a conferência “gerou uma expectativa boa, já estou nessa luta, buscando a melhoria de vida do jovem e da mulher rural, buscando que o jovem tenha a opção de permanecer no campo, com vida digna e acesso a políticas públicas”. Nayara foi eleita como delegada da Juventude e vai participar da Conferência Estadual de ATER, que vai eleger delegados para a Conferência Nacional.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias