Comunicadores de Minas Gerais realizam planejamento dos trabalhos
 Comunicadores de Minas Gerais realizam planejamento dos trabalhos

Comunicadores de Minas Gerais realizam planejamento dos trabalhos


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 29 de Abril de 2014 às 16:44

 

A equipe de comunicadores populares da Articulação Semiárido Mineiro (ASA Minas) esteve reunida entre os dias 14 e 15 de abril, em Montes Claros, para momento de formação, acolhida dos novos comunicadores/as e planejamento anual. Participaram comunicadores da ASA/MG que integram as instituições - Cáritas Regional, Cáritas diocesana de Araçuai, Cáritas de Januária, STRPorteirinha, Cáritas Almenara e do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM.

O evento contou também com a participação da assessora de comunicação da ASA Brasil Catarina de Angola, além dos membros da coordenação executiva da ASA/MG. “Achei o encontro muito produtivo. Conseguimos acolher os novos comunicadores, nivelar nossos entendimentos e reanimar a Rede de Comunicadores. Saímos com o planejamento da comunicação construído com a participação de toda coordenação estadual da Asa Minas. A comunicação significa estratégia política de formação e mobilização social dos nossos processos políticos”, explica a coordenadora executiva da ASA Minas, Valquíria Lima.

A equipe dialogou sobre a história e papel da comunicação dentro da ASA para a convivência com o Semiárido a partir da metodologia da construção da linha do tempo. Foram identificados os principais marcos e avanços de cada momento da história da comunicação dentro da ASA Minas. “Esse é um momento do fortalecimento da rede estadual de comunicação. Temos acertos e desafios e vejo que é necessário aprofundar o debate da comunicação como direito, fazer com que a comunicação popular seja para além das metas”, analisa a assessora de comunicação da ASABrasil, Catarina de Angola.

 O grupo também discutiu sobre o papel da comunicação da ASA, a importância da qualidade dos produtos de comunicação como os candeeiros e os banners. Diego Alves de Souza, da Cáritas Diocesana de Araçuai é recente no grupo e a partir das discussões já se intera da importância do candeeiro. “A minha principal expectativa é poder reconhecer e valorizar histórias de vida de pessoas reais que na sua simplicidade compartilham conhecimentos e valores”, analisa.

 De acordo com o planejamento estão previstas atividades para serem executadas nos próximos meses, além de estratégias de fortalecimento da rede de comunicadores como elemento político para a convivência com o semiárido. A comunicadora Priscila Souza de Carvalho, da Cáritas Regional, acompanhou o trabalho da ASA por alguns anos e faz um diagnóstico da importância da comunicação popular no semiárido. “Queremos que a população brasileira olhe com bem querer para os povos do semiárido que foi estereotipado como pobre, jeca, sem educação. Queremos reparar a dignidade dessas pessoas, levar acesso à água, à terra, mostrar que eles fazem parte da história das suas comunidades, dos municípios e do país. Que tem muito o que contar sobre a produção de alimentos, resistência na terra. São povos que carregam grandes riquezas e, fundamentalmente, para que esse povo reconheça o valor de sua própria história porque eles fazem parte do desenvolvimento deste país”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias