CAA realiza assembleia e empossa nova diretoria
CAA realiza assembleia e empossa nova diretoria

CAA realiza assembleia e empossa nova diretoria


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 4 de Julho de 2013 às 17:32

 Helen Santa Rosa e Kelly Cristina de Aquino  – Comunicadoras da ASA Minas/CAA/NM - Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, Montes Claros/MG

 O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM realizou nos dias 28 e 29 de junho a tradicional assembleia, na área de Experimentação e Formação em agroecologia - AEFA, no município de Montes Claros, na comunidade Riacho dos Campos. Participaram da Assembleia 54 sócios, além dos colaboradores e convidados com objetivo de apresentar um balanço das principais atividades do último ano e reorientação das ações estratégias da instituição. Como acontece a cada 3 anos, esta assembléia ainda elegeu nova diretoria para o triênio 2013 – 2016.

“A assembleia superou todas as expectativas: teve Quórum suficiente, participação ativa dos sócios nas discussões e entendimento da importância da eleição para o futuro da instituição”, afirma o Diretor Geral do CAA/NM, Braulino Caetano dos Santos.

As boas vindas foram dadas pelas crianças, participantes  pelo projeto Enlaçando Experiências, da comunidade Traspassas/município de Ibiracatu, que encenaram a peça teatral “A Missão de Tomásia”. A mensagem central da peça chamava atenção para a necessidade de mudanças na nossa forma de consumo , produção e  hábitos de vida, para atitudes de preservação e cuidados com a natureza.

A análise de conjuntura contou com a colaboração do deputado federal Nilmário Miranda, que fez retrospectiva sobre as mudanças políticas recentes do Brasil e o avanço no campo dos direitos humanos. Também participou Avanildo Duque da Action Aid Brasil, organização parceira do CAA-NM no trabalho com as crianças, que pontuou questões acerca da importância da mobilização e contribuição da sociedade civil na construção das políticas, desde a participação em conselhos até as mobilizações de rua. “ A sociedade civil tem debatido propostas e apresentado alternativas. Na educação, por exemplo, existe uma proposta de Plano Nacional da Educação que apresenta ações em todos os campos , que deveria ter sido votado de 2011”, relata. 

Caminhada - No segundo momento da Assembleia os participantes refletiram sobre as ações realizadas no período de julho/2012 a junho/2013 em cada território de atuação do CAA-NM. Cada espaço pedagógico da AEFA (viveiro, PAIS, criação animal, rosa, sistemas agro-florestais) serviu de referência para a reflexão do trabalho realizado junto as comunidades tradicionais.

 “A agricultura familiar está cada vez mais fortalecida na nossa comunidade, esta desenvolvendo. Com a contribuição do CAA-NM através do projeto PAIS, vendo a horta crescer tanto, é um orgulho porque dá animo para continuar e poder sobreviver bem nas comunidades rurais”, afirma Maria Madalena Oliveira Leite, da comunidade Abóboras, município de Montes Claros.

Eleição – Como acontece a cada 3 anos, foi eleita nova diretora do CAA-NM para o triênio de junho/2013 a junho/2016, composta por 17 membros,distribuídas nos conselhos - Diretor, Fiscal e Consultivo. Uma conquista importante foi a ampliação da participação das mulheres na diretoria. “Eu participo da diretoria com uma responsabilidade grande de jovem, indígena e mulher. Para mim é uma alegria colaborar no trabalho do CAA-NM que fortalece toda a nossa luta de comunidade tradicional”, expressa Célia Xakriabá, eleita como vice diretora de administração e finanças.

Foram eleitos - diretor geral - Braulino Caetano dos Santos, vice-diretora Joeliza Aparecida de Brito Almeida; diretor financeiro - Eliseu Jose de Oliveira, vice-diretora, Célia Nunes Correa; diretora secretaria - Elisângela Ribeiro de Aquino  e vice-diretora Maria Madalena Oliveira Leite. 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias