CAA NM realiza curso de homeopatia em cidades da região em parceria com a UFV
CAA NM realiza curso de homeopatia em cidades da região em parceria com a UFV

CAA NM realiza curso de homeopatia em cidades da região em parceria com a UFV


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 2 de Março de 2013 às 15:41

 Henrique Corrêa

 

Entender a terra e saber aproveitar sua riqueza para beneficio próprio, da família e na preservação do ambiente. Com esse intuito o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas promoveu ao longo de 2012 junto da Universidade Federal de Viçosa um curso de Homeopatia e Agroecologia.

O curso contou com a participação de 59 técnicos do CAA e agricultores. A proposta era fazer uma capacitação de agricultores para que eles possam ter autonomia sobre a sua produção. Desta forma é possível reduzir o uso de fertilizantes e agrotóxicos industrializados.

Durante dez meses com encontros mensais aos fins de semana ações ligadas as práticas agroecologicas e homeopáticas foram desenvolvidas. A escolha para onde levar esse curso levou em consideração onde o CAA já atua de alguma forma.

A divisão dos trabalhos era da seguinte maneira: no primeiro dia, sexta, agroecologia; aos sábados a parte teórica de homeopatia e aos domingos aprofundamento nas questões homeopáticas.

Jaciléia de Souza Santos é uma das participantes. Hoje ela realia visitas e leva o conhecimento adquirido a outras comunidades. “É um avanço muito grande, nos conseguimos cuidar da família, plantação e animais. Aumenta a produção e consequentemente a renda”.

Com o bom trabalho realizado e pelo conhecimento adquirido, Jáciléia tem recebido convites para divulgar mais a homeopatia. “Recebi uma proposta para fazer uma capacitação para as equipes do Programa Saúde da Família – PSF.”

 

Acompanhe o CAA NM no Facebook  e no Twitter

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias