Atitudes para uma vida sustentável
Atitudes para uma vida sustentável

Atitudes para uma vida sustentável

Por Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por Indinayara Francielle Batista Gouveia

Publicado em 14 de Setembro de 2015 às 12:59

Por: Indinayara Gouveia

 

O primeiro final de semana de setembro começou com muito aprendizado e reflexão para jovens do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia. Nos dias 04, 05, 06 e 07 aconteceu o IV módulo do Curso de Formação de Jovens promovido pelo Centro de Agricultura Alternativa (CAA/NM), Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), Centro Marista de Juventude, Levante Popular e HEKS. A 6ª turma se encontrou no Quilombo Lagoa de Melquíades, comunidade de Vitória da Conquista – BA, onde debateram temas voltados para a Agroecologia e Lutas Políticas.

A chegada dos mineiros à Bahia aconteceu no final da tarde da sexta-feira, e a comunidade recebeu a juventude de braços abertos acolhendo-os em suas casas. Durante o jantar à noite na Escola Municipal Vírgilio Ferraz de Oliveira, foram feitos os comunicados iniciais e a divisão de brigadas. Também foi um momento de conversa com seu Chicão, conselheiro da associação e morador da Lagoa de Melquíades há 40 anos, que contou a história da comunidade.

Elisângela Aquino, diretora do CAA/NM, explica que a troca de experiência é um fator significativo na formação dos jovens: “Esses momentos proporcionam um entrosamento muito importante que faz um conhecer a realidade do outro. Quando cada um conta a sua história, e traz essa mistura de realidade, o contexto de luta dos povos é muito mais fortalecido”, diz Elisângela.

Discussões voltadas para o tema “Lutas Políticas e Transformação Social no Brasil: Caminhos Possíveis”, marcaram o segundo dia. Joacir Souza Cunha, do CEAS e ministrante da aula do sábado, em sua fala sustentou que a juventude que quer construir poder popular precisa conhecer temas políticos e sociais. Joacir apresentou aos jovens pesquisas sobre impactos como a silvicultura e a mineração ligando os tópicos a pouca água que há na região semiárida do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia.  Ainda no sábado houve uma visita ao Rio Pardo e o encerramento do dia foi por conta da prática da biodança e sessão cinema.

Segundo Joctan Moreno, técnico de campo do CEAS, a turma é composta por jovens que passam por todos os tipos de enfrentamento na zona rural, “A gente vê que ao decorrer do tempo eles vão aprendendo e se motivando cada vez mais a partir do momento que conhecem realidades de outros jovens que enfrentam as mesmas dificuldades em comum”.

Honório Dourado, colaborador do CAA/NM, deu continuidade aos temas agroecológicos no terceiro dia de curso, apresentando para os jovens teorias e práticas voltadas a homeopatia, no combate de pragas e doenças.  Para Maria Helena, de Porterinha, o curso despertou o interesse em aprender e compartilhar o aprendizado na comunidade, “Eu gostei muito do curso e  pretendo praticar homeopatia e passar para os demais”.

A última noite do curso foi aberta para a comunidade, num momento de interação entre os jovens e os moradores da Lagoa de Melaquiades. O encerramento do Curso de Formação de Jovens se deu na manhã de segunda-feira com avisos finais, atividades intermodulares e a volta dos mineiros para casa.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias