Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Alianças e aprendizados

Publicado em 15 de Abril de 2016 às 16:41

Alianças e aprendizados

A aula da segunda sexta-feira (08) de abril foi diferente na escola Elvira Alves Durães, localizada comunidade de Mato Seco em Montes Claros. Mães, responsáveis, alunos e membros da escola contaram com a presença da equipe do projeto Aliança nos Sertões e do Conselho Tutelar no I Encontro com Pais e Cuidadores, com o tema "A responsabilidade de Educar". A atividade foi marcada por contação de histórias e reuniu pais e alunos, ressaltando a importância da família na participação da vida das crianças.

Para Lucas Arruda, conselheiro tutelar, o projeto Alianças no Sertão ajuda o órgão a se aproximar das famílias, tornando possível conscientizá-las: “essa atividade vem sensibilizar os pais quanto a responsabilidade parental. Um dos princípios do estatuto é a convivência familiar e comunitária, e isso só tem sentido se o vínculo familiar não estiver enfraquecido”. Lucas também explica que a atividade ajuda a reforçar a ideia de que o conselho tutelar não é um órgão de punição, e sim  um órgão de proteção.

A mãe Auriana Gonçalves disse que sempre viu o trabalho do Conselho Tutelar com “bons olhos” e acha importante que os pais participem ativamente na vida dos filhos. “Tudo que envolve os meus filhos me deixa muito feliz por saber que hoje eles tem condições diferentes, no meu tempo a criança vivia em circunstancias muito violentas dentro de casa. Esse tipo de evento mostra o cuidado que devemos ter com eles”, conta.

Durante o encontro houve o lançamento do Balaio de Livros, o qual será deixado durante um mês na escola com intenção de incentivar as crianças a leitura. Bruna Rocon, colaboradora do CAA/NM, explica que o Balaio é uma forma de fazer com que as crianças aprendam brincando e unir crianças e responsáveis: “casar essa atividade com o balaio de leitura foi muito importante porque já é uma forma deles começarem a ter esse cuidado com o filhos de ler sempre um livro, de estar ali acompanhando a vida escolar para que seja algo no cotidiano na vida deles”.

Para Fátima Feitosa, professora, o projeto tem contribuído muito na formação dos alunos. “O projeto foi a melhor parceria que nós fizemos porque tem despertado nas crianças cada vez mais a vontade de aprender. Os meninos contam no dedo o dia que tem as oficinas porque sabem que vão aprender algo diferente”, conta a professora que é carinhosamente conhecida como Fatinha.

Sobre o projeto

O projeto ”Alianças do Sertão” conta com a parceria da agência de desenvolvimento alemã KNH (Kindernothilfe), a qual atua desde 1959 desenvolvendo ações para proporcionar melhores condições de vida para crianças e adolescentes em países situados na África, América Latina, Ásia, e no Leste europeu.

Segundo Leninha Alves, coordenadora de articulação do CAA/NM, a importância da instituição desenvolver um projeto como esse é de “apoiar as famílias e cuidadores para que sejam capazes de cumprir suas responsabilidades e papel no processo de desenvolvimento integral e educação de seus filhos associado aos processos de desenvolvimento sustentável baseado nos princípios da agroecologia e nos direitos humanos”, explica.

O Projeto que tem duração de cinco anos, vai beneficiar 300 crianças e adolescentes juntamente com as suas famílias, envolvendo as comunidades de Mato Seco e São João da Vereda do município de Montes Claros e São Roberto do município de São João da Lagoa.

 


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia