Agroecologia como forma de permanência no campo
Agroecologia como forma de permanência no campo

Agroecologia como forma de permanência no campo

Por Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por Indinayara Francielle Batista Gouveia

Publicado em 3 de Novembro de 2016 às 17:25

Por: = Marta Grave, Samuel Caetano e Fernanda Santos

O Encontro “Diálogos: Juventudes e Agroecologia” aconteceu em Recife entre os dias 26 e 28 de outubro de 2016, com o objetivo de promover a troca de experiências entre as juventudes camponesas, identificando como a agroecologia pode contribuir para a sua permanência no campo. A ideia de realizar este encontro surgiu de um processo de articulação já antigo – experiências como os Encontros Nacionais de Agroecologia, a Cúpula dos Povos e as Caravanas Agroecológicas da ANA demonstraram a necessidade de valorizar a participação da juventude e incentivar o seu protagonismo na construção da agroecologia. Para tanto, o diálogo foi o caminho escolhido, com representações de jovens de quase todos os Estados do Brasil.

Para perceber em quais aspetos a agroecologia contribui com a permanência da juventude no campo é essencial compreender também o que a atrai ou repulsa do meio rural. No Encontro, foram apresentados os resultados das pesquisas de diagnóstico realizadas pelo CTA e pelo Polo da Borborema, que contribuíram para subsidiar o debate coletivo em torno do tema. Dificuldades de acesso à terra, desemprego e desigualdade de gênero são alguns dos fatores que contribuem para a saída dos/as jovens; já a educação contextualizada e a participação em movimentos sociais contribuem para ampliar as possibilidades de permanência das juventudes.

O contexto político vivenciado atualmente no Brasil, marcado por profundos retrocessos, influencia diretamente a vida dos/as jovens. Entender a conjuntura é essencial para pensar ações práticas. A análise de contexto foi orientada pela Professora Elisa Guaraná, que ressaltou o processo de articulação da elite agrária com o capital financeiro e o desmonte de políticas públicas fundamentais para a vivência e permanência das juventudes no campo, principalmente ao nível da reforma agrária e regularização fundiária e da educação contextualizada.

O segundo dia de Diálogos foi marcado por debates temáticos – os/as jovens se organizaram em rodas de conversa, para debater temas importantes para o seu cotidiano e organização, tais como povos tradicionais; produção e comercialização agroecológica; feminismo e comunicação. Após as reflexões coletivas, o grupo participou de uma vivência pedagógica, que contemplou a visita aos museus “Cais do Sertão” e “Paço do Frevo”. No final do dia, a partir do Marco Zero, a juventude ocupou as ruas do centro de Recife e, ao som de palavras de ordem e do batuque do maracatu, dialogou com a população sobre o processo de retirada de direitos em curso no Brasil. Apesar dos diversos sotaques, a palavra de ordem foi unânime: Fora Temer!

Os Diálogos resultaram em boas reflexões, partilhas e encaminhamentos. Para consolidar o protagonismo dos/as jovens na construção da agroecologia, foi pautada a criação de um GT (Grupo de Trabalho) de juventudes na ANA, com representação regional. Além disso, os/as jovens debateram também estratégias para consolidar sua organização na base. Representando o CAA-NM, participaram duas jovens da turma do Programa de Formação e a equipe técnica. Para Fernanda Mendes, jovem da região do Alto Rio Pardo, o Encontro “contribui para um contato coletivo de forças e experiências das diversas juventudes do Brasil, que têm seus projetos de luta por uma nova vivência, a agroecologia. Os resultados de um encontro como esse são sempre positivos, pela união das juventudes, reafirmação das propostas de lutas, esperança nas utopias, debates e troca de saberes! Estes espaços fomentam nossa organização e nos tornam protagonistas para lutar por uma agroecologia que dê certo”.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias