À Antônia, nossa eterna gratidão
À Antônia, nossa eterna gratidão

À Antônia, nossa eterna gratidão

Por Indinayara Francielle Batista Gouveia

Publicado em 3 de Junho de 2019 às 12:18

O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas presta homenagem a Antônia Antunes da Silva Reis, associada, importante lutadora das causas dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Agroeoologia. Tonha, como era carinhosamente conhecida, faleceu no último sábado (01), deixando saudades eternas e um importante legado de luta. 

 

Antônia: nome forte, que carrega histórias, resistências, lutas e sonhos. Antônia Antunes da Silva Reis, Antônia, Tonha, mulher quilombola, que além do nome carregava consigo a força do sertão dos Gerais, do semiárido, dos Povos Tradicionais do Norte de Minas. 

Fundadora da Associação Quilombola de Mulheres da Comunidade de Malhada Grande, durante toda a sua vida, Antônia fortaleceu ações em busca pela igualdade, por uma sociedade mais justa e de bem viver. Mulher aguerrida, presidente da Associação, sócia do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, representante do povo quilombola na Articulação Rosalino Gomes de Povos e Comunidades Tradicionais e entre todas essas funções: filha, esposa, mãe, avó, amiga, companheira. 

Antônia se despediu, deixando uma saudade imensa e a lembrança de sorrisos, alegria, brincadeiras e força – pois era assim que ela era. 

Na história, Antônia deixa o seu legado de luta e muitas sementes espalhadas pelo Norte de Minas, em todo movimento agroecológico e de luta por direitos. 

Prestamos nossa solidariedade à família e todos que sentem por essa partida. 

Que o bom Deus a receba em seus braços e conforte o coração de todas e todos*

Família CAA-NM, Articulação Rosalino, Cooperativa Grande Sertão

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias