Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
25  de julho: Dia do Agricultor/a e Trabalhador/a Rural  Celebração e reflexão sobre conquistas e desafios

Publicado em 25 de Julho de 2014 às 15:02

25 de julho: Dia do Agricultor/a e Trabalhador/a Rural Celebração e reflexão sobre conquistas e desafios

 

 Kelly Cristina de Aquino – Comunicadora da ASA Minas/CAA/NM

De acordo com a FETAEMG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, os primeiros Sindicatos de Trabalhadores Rurais – STRs, que tinham e têm como objetivo defender e buscar os direitos dos trabalhadores, foram fundados em maior número entre a década de 1970. Em todo estado existe cerca de 542 sindicatos. O acesso aos direitos específicos sempre foi conquistado através de lutas e articulação política. E ainda há muito a avançar na Reforma Agrária, bandeira histórica e não atendida dos movimentos sociais do campo e da cidade, além do reconhecimento de outros direitos, na garantia da terra, da agroecologia e da comercialização da produção.

 Sandra Rosa de Medeiros, diretora regional da FETAEMG lembra que a organização histórica dos trabalhadores/as rurais tem contribuído para os avanços e conquistas. “O trabalhador e a trabalhadora rural são sinônimo de luta e esperança. O Sindicato para os trabalhadores é fundamental porque é a casa deles. Conseguimos avanços na agricultura familiar, como acesso à políticas públicas, aposentadorias, mas também temos desafios como o direito a Terra”, reforça.

 A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados, Joeliza Aparecida de Brito Almeida, faz questão de relembrar a importância do Sindicato para os Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados. Ela afirma que a instituição foi fundada em 1986, e só a partir dessa data que os trabalhadores e trabalhadoras rurais começaram a buscar seus direitos. “A existência do Sindicato faz a diferença na vida dessas famílias uma vez que foi a partir dele que os trabalhadores do campo tiveram a oportunidade de ter acesso as várias políticas públicas do governo. Avalio que nessa data devemos sim comemorar os avanços e traçar diretrizes. Há muito ainda por fazer”, analisa.

 A agricultora Maria Neuracy de Sá – conhecida como Neura, da comunidade Água Boa, em Rio Pardo de Minas, faz parte do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas  é casada, mãe de duas filhas. Ela fala com satisfação e orgulho a importância de comemorar o dia do Trabalhador Rural. “Já conseguimos muitas conquistas mas, ainda temos que avançar muito. Lembro que antigamente somente o homem que era reconhecido  pelo trabalho na roça: colhia e vendia. Hoje, as mulheres têm autonomia para produzir e comercializar sem a dependência dos companheiros. Atualmente, isso mudou,  fazemos tudo coletivamente”, finaliza.   

 Programação comemorativa nos sindicatos:

 Rio Pardo de Minas: os eventos iniciam apartir das 16 h - Missa, Folia de Reis, Moda de Viola, Artistas da região, feira com produtos da agricultura geraizeira, forró.

 Porteirinha: ás 19h  - Missa em ação de graças dentro das comemorações da Festa de Serra Branca, tradicional na cidade.

 

Nossas mídias

Relacionado


Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa