22 de abril - Dia Mundial da Terra
22 de abril - Dia Mundial da Terra

22 de abril - Dia Mundial da Terra

Por André Filipe Nunes Silva Mendes
Editado por André Filipe Nunes Silva Mendes

Publicado em 27 de Abril de 2022 às 07:00

Dia Mundial da Terra 

Hoje, 22 de abril de 2022, convido você a mergulhar nessa música e fazer uma viagem no seu interior refletindo: O que a Terra nos representa? O que posso fazer para cuidar dela? 

Terra, Mãe Terra ou como queira expressar, o que sabemos é que é nossa Casa Comum onde todos os seres dependem dela para sobreviver. É o chão que pisamos, caminhamos, vivemos, lar sagrado de nossos ancestrais e, dela que vem o alimento, que vem a vida.

Jaime é Veredeiro, um dos diversos Povos Tradicionais do nosso Brasil, compôs essa canção que nos fazem conectar a uma realidade que nos emocionam e preocupam, ao mesmo tempo. Em seu sentimento e lamento, Jaime nos conduz a importância e necessidade de sensibilizarmos a nos compreender e lutar pela existência da nossa Mãe Terra, nossa vida. Junto com ele, os demais Povos e Comunidades Tradicionais são aqueles que têm a terra como algo sagrado, que com carinho e intimidade as chamam de “Mãe” e assim, lutaram e lutam pela sua conservação. Gratidão, pois, a continuidade da vida do planeta é graças ao modo de vida, práticas sustentáveis e exemplos que esses povos praticam. 

De outro lado, a terra tem gemido ao ser castigada, disputada e explorada como um objeto de lucro por uma sociedade capitalista, que na busca para suprir uma “economia”, queima, envenena, agride e destrói. Essa dor aprofunda no coração do nosso planeta, fauna e flora e dos nossos povos que dependem desse lar e vida. 

Então, o olhar e cuidado com nossa mãe terra requer além dessa data, mas de uma eternidade, de uma missão de vida, de compreensão, sensibilidade, amor e prática tanto da sociedade civil quanto das autoridades públicas e governamentais.

Salve Salve Mãe Terra! Gratidão!

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias