16 Geraizeiros entram em greve de sede pela criação da RDS Nascentes dos Gerais
16 Geraizeiros entram em greve de sede pela criação da RDS Nascentes dos Gerais

16 Geraizeiros entram em greve de sede pela criação da RDS Nascentes dos Gerais


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 6 de Junho de 2014 às 16:36

 Acampados na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, 16 membros do Movimento Geraizeiro entraram em greve de sede.Uma caravana com 110 representantes de povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas chegou hoje (04) à Brasília para reivindicarem a imediata criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes dos Gerais (RDS).

“ Nós estamos há 15 anos na luta, segurando o Cerrado  para proteger nossas águas, reivindicando uma ação do Governo e não temos respostas. Decidimos vir aqui e entrar em greve de sede até que seja decretada a criação da RDS”, afirme Nezita Ferreira Agostinho, geraizeira da comunidade de Água Boa, município de Rio Pardo de Minas.

Os geraizeiros chegaram a Brasília ainda pela manhã onde seguiram em marcha, da Catedral até o Ministério do Meio Ambiente. Ocuparam o Ministério e só saíram após entregar a Marília Marreco Cerqueira, chefe do gabinete da Ministra do Meio Ambiente documento contendo proposta dos povos e comunidades tradicionais dos Cerrados aos governos municipal, estadual e federal.

Neste momento continuam em greve de sede,  acampados em frente ao Palácio do Planalto de onde só vão sair após a assinatura da RDS.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias