Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Organizando e Produzindo Relações Fraternas

Publicado em 10 de Dezembro de 2015 às 11:14

Organizando e Produzindo Relações Fraternas

Conheçam um pouco da história da Coofeliz

MAIS Gestão: Como surgiu a Coofeliz, qual era o objetivo inicial?

Fernanda: A COOFELIZ surgiu no anseio dos agricultores(as) do nosso município de Espera Feliz, que toda vida tinham preocupação sobre a questão de comercializa os produtos. E os nossos agricultores nesse anseio, já viam de uma entidade, que era a Associação, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, viram a necessidade de criar uma cooperativa. Por ser maior, por poder acessar projetos. Ela foi fundada em 27 de março de 2006, somos novos na praça. O objetivo e acessar mercados, comercializar os produtos dos agricultores de forma agroecológica. Nos vestimos essa camisa, essa bandeira. O trabalho que nos fazemos é com famílias agroecológica. Atendemos mais de 120 famílias nessa linha de trabalhar os produtos agroecológicos. Tendo qualidade de vida no campo e qualidade de vida nos produtos que chegam para as crianças que vão consumir. E também acessar projetos. Então foi por esses motivos que foi criado a cooperativa. 

MAIS Gestão: Qual a importância do MAIS Gestão para a Cooperativa?  
Fernanda: É importante ressaltar a própria equipe contratada, que são técnicos que estão na base com a gente e vestem essa bandeira de trabalhar com agricultura familiar. O nosso site está no ar através do MAIS Gestão, uma parceria deles, eu estou toda contente divulgando o nosso site porque foi essa parceria que fez com que a gente tirasse esse projeto antigo do papel, agora tornou real. 

MAIS Gestão: Que trabalhos sociais o Cooperativa realiza? 

Fernanda: Na cooperativa nos tentamos fazer um trabalho de gênero incluindo os homens, os jovens e as mulheres dentro do processo do cooperativismo. Nos avaliamos principalmente as mulheres, porque a mulher que planta e produz ela não pode associar na cooperativa e entregar o produto? Muita das vezes a mulher produz no quintal e quem vai entregar é o homem. Nos batemos muito nessa tese, da mulher ter essa oportunidade, de produzir, associar, entregar seu produto e ter uma renda extra, da mesma forma o jovem. Essa e a bandeira que levantamos. 
  

 


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Fabiano Cordeiro César