Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Moldando o Barro, Tecendo a Palha: artesanato Xakriabá fortalecendo identidade Indígena

Publicado em 25 de Junho de 2015 às 16:50

Moldando o Barro, Tecendo a Palha: artesanato Xakriabá fortalecendo identidade Indígena

O Povo Xakriabá tem vivenciado nos últimos anos um intenso processo de revitalização de suas práticas culturais. Com a construção da Casa de Cultura na Aldeia Sumaré e a aprovação do projeto Ponto de Cultura, práticas culturais como as danças, músicas, medicina, extrativismo, conservação e resgate de sementes e artesanato estão sendo fortalecidas.

Nos meses de fevereiro a março deste ano,ocorreu no Território Indígena Xakriabá, oficinas deartesanato de Cerâmica e Confecção de esteira, talos, cestos, vassoura e saia utilizando a palha de Buriti. As oficinas objetivaram propiciar o conhecimento de técnicas artesanais, transmitir conhecimentos tradicionais, estimular a criatividade, propiciar a troca de conhecimentos e capacitar os professores de Cultura das Escolas Indígenas. Participaram das oficinas, alunos da escola Indígena, professores de Cultura, artesões e funcionários do CRAS indígena.

Segundo Hilário Corrêa Franco, representante da Associação Indígena Xakriabá Aldeia Barreiro Preto, as oficinas são fundamentais, pois fortalecem a produção e a troca de experiências. “São momentos fortalecem o‘fazer cerâmica indígena Xakriabá’, viabilizando o resgate, a maior produção, comercialização e o uso no dia- a- dia das peças de cerâmica”. Também as escolas são envolvidas nas atividades. “Nas aulas de prática culturais foi produzido um livro em versos, com alunos da 7º série da Escola Estadual Indígena Bukinuk na aldeia Sumaré I, sobre o trabalho dos artesãos Xakriabá com as fibras naturais e os cestos produzidos com a seda de buriti”, afirma.


Postado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa
Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa