Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Festa do Pequi exalta sabores, saberes e fazeres do Cerrado

Publicado em 9 de Março de 2018 às 18:15

Festa do Pequi exalta sabores, saberes e fazeres do Cerrado

Os sons e cheiros  do sertão invadem Montes Claros nos próximos três dias. De 09 a 11 de março, acontece a 27ª. Festa Nacional do Pequi, com uma programação variada que mescla feira agroecológica e de empreendimentos solidários, concurso de arroz com pequi, apresentação de grupos culturais de Montes Claros e região. O Solar dos Sertões terá programação cultural especifica, apoiada pelo Fundo Estadual de Cultura.

Na noite de sexta-feira, na Arena dos Povos acontece show de Noeno da Viola e Maurinho. No palco do Solar, se apresenta o grupo Diadorina, direto de Chapada Gaúcha, trazendo os cantos e encantos dos Gerais retratado por Guimarães Rosa. No sábado, durante o dia, a partir das 8 horas ocorre a Feira Agroecológica e as 11 horas, o Concurso de Arroz com Pequi. As inscrições para o concurso podem ser feitas na Secretaria de Cultura. Na programação cultural da noite, ternos de Folia de Reis da cidade de Rio Pardo de Minas se apresentam na Arena dos Povos e no Solar dos Sertões. As 21 horas, o cantador Téo Azevedo lança um conjunto de obras: dois dvds: "O Canto do Cerrado" - Volumes 01 e 02, feitos só com voz e viola na região de Alto Belo, distrito de Bocaiuva; um cd "Repentistas do Norte de Minas - Téo Azevedo & Tone Agreste", e o cd "O Choro do Cerrado", com músicos da Unimontes e do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. Também lança o livreto A história de Nossa Senhora Aparecida em cordel.

A programação do domingo evidencia nossa tradicionalidade norte-mineira com o Encontro de Folia de Reis. Passarão pelo Solar e pela Arena cerca de 20 ternos de Folia de Reis de Montes Claros e região.  A noite, na arena dos povos se apresentam a folia de Brejo dos Crioulos e o terno de Folia dos Peixotinho. No Solar dos Sertões, se apresenta João de Papa e Damião de Brejo dos Crioulos e Cícero Billy Alves, cantador do sertão da cidade de Janaúba.


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia