Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce

Publicado em 4 de Abril de 2016 às 14:16

Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce

Da nascente à foz, a Bacia do Rio Doce receberá, entre os dias 11 e 16 de abril de 2016, a Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce. Cerca de 150 pessoas vão percorrer às margens, as histórias e as resistências. Na bagagem dessa Caravana as injustiças e os impactos causados pelo maior crime da mineração brasileira: rompimento da barragem de rejeito de mineração da Samarco (BhP/Vale), em Mariana (MG), em novembro de 2015. Ao final, em Governador Valares, município onde as quatro rotas do evento se encontrarão, atividades serão realizadas contra a invisibilidade e impunidade do crime que, dia 5 de abril, completa 5 meses.

A caravana é organizada por mais de 40 organizações da sociedade civil, dentre elas a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), a Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

Seu objetivo é construir convergências; agregar e mobilizar forças da sociedade civil organizada, assim como; reunir e articular leituras populares e críticas sobre as causas e consequências da tragédia/crime. Busca discutir alternativas com a sociedade para que novas tragédias não se repitam; que os direitos das populações possam ser respeitados; que o Estado cumpra seu papel de defesa do meio ambiente e da saúde, e, que os responsáveis sejam punidos.

Além de mobilizar e registrar denúncias das violações de direitos das comunidades atingidas, a Caravana vai anunciar alternativas que avancem na recuperação socioambiental da região, e apontem para o fortalecimento de atividades produtivas e econômicas mais sustentáveis, solidárias e saudáveis, como a agricultura familiar, camponesa e agroecológica.

Nos dias 15 e 16, as rotas que saíram das regiões do alto, médio e baixo rio Doce estarão reunidas em Governador Valadares (MG) para a culminância do encontro. Momento aberto à participação de todos interessados onde serão sistematizadas e apresentadas as experiências visitadas, realizados debates políticos sobre mineração, desenvolvimento e água, e atos públicos.

 

Contato Morgana Maselli

Secretaria da Caravana do Rio Doce

(21) 2253-8317 (ramal 246/231) / (21) 98805-0561

Facebook: https://www.facebook.com/Caravana-Territorial-da-Bacia-do-Rio-Doce- 439933599549529/?fref=ts

 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia