Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
CAA/NM avança na organização do seu planejamento

Publicado em 2 de Março de 2016 às 15:14

CAA/NM avança na organização do seu planejamento

O processo de planejamento do CAA-NM para o ano de 2016  iniciou-se a partir do chão, do local onde a ação acontece. Durante os meses de janeiro e fevereiro foram realizadas rodas de conversa com a presença da coordenação colegiada, dos/as associados/as e dos parceiros locais nos núcleos territoriais onde o CAA-NM atua. O objetivo é articular melhor as ações institucionais, clarear papéis e otimizar esforços com vista a fortalecer a agroecologia e as lutas por direitos.

 

Leninha Alves, coordenadora de articulação política do CAA-NM, salientou que o planejamento a partir da base fortalece os processos locais, aponta temas estratégicos e demandas, o que fortalece os sujeitos de base para o protagonismo. Da mesma maneira, o quilombola vazanteiro do município de Matias Cardoso, e sócio do CAA-NM, José Antônio da Silva, conhecido como Zé Alagoano, afirmou que a “presença do CAA nas comunidades ajuda muito e planejando junto com a gente o trabalho fica mais forte”.

Segundo Álvaro Carrara, coordenador técnico da organização, avançar no planejamento por núcleo territorial vai permitir uma maior clareza dos núcleos familiares de cada território, o que possibilita qualificar o planejamento com ações estratégicas e políticas.

 

A etapa de planejamento institucional foi finalizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, na AEFA. Foi o momento de apresentação dos planejamentos de cada núcleo territorial e de construir sintonias entre as demandas dos projetos executados pela instituição, com provocações e sugestões dos/as sócios/as e parceiros. O processo de monitoramento e avaliação se dará, da mesma forma, a partir de atividades locais de avaliação, que culminarão com uma atividade regional, com a presença dos sócios.


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Fabiano Cordeiro César