Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Artesãs do Sertão no SPFW

Publicado em 22 de Abril de 2019 às 16:15

Artesãs do Sertão no SPFW

O projeto de fortalecimento da Produção Tradicional da Rede de Artesanato Urucuia Grande Sertão, proposto pela rede Central Veredas, apoiado pelo DGM Brasil realiza em parceria com a estilista Flavia Aranha, tingimento natural em peças que participarão do São Paulo Fashion Week.

Monique Barboza, representante do projeto destaca a parceria com a estilista e o trabalho da Central Veredas. “A parceria com Flavia Aranha vem desde 2017 quando fizemos alguns trabalhos para ela de tecelagem e tingimento natural, que inclusive recebeu a certificação pela Fundação Banco do Brasil por ser uma Tecnologia Social” relata.

O núcleo de tingimento da Central Veredas está localizado no município de Uruana de Minas, associação cores do Cerrado e todo o processo de tingimento é feito com cores naturais, extraídos de cascas de arvores, folhas e serragem (arvores do cerrado e frutíferas).

“Pra mim é um privilégio muito grande tingir essa linha que vai pro SPFW. Nosso trabalho é 100% artesanal, sustentável e que gera renda para as famílias, além de prezar pela preservação do cerrado”, relata Neide França de Almeida, artesã da associação cores do Cerrado.

A Central Veredas é uma Central de Associações que congrega 8 associações/núcleos de produção de artesãos trabalhando com diversas tipologias de artesanato, o que garantiu a institucionalização de uma verdadeira rede de economia solidária, integrando e articulando os diferentes núcleos e espaços dedicados à produção artesanal, comercialização e organização.

O São Paulo Fashion Week acontece entre os dias 22 e 27 de abril no espaço ARCA e tem como discussão uma pergunta tema “Qual é a sua Utopia?”, com o intuito de mostrar a todos que é possível construir um futuro mais criativo, colaborativo e afetivo.


Postado por: George Daniel Rodrigues Fonseca