Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
II Mutirão de Povos e Comunidades Tradicionais acontece na Terra Indígena Xakriabá

Publicado em 9 de Fevereiro de 2017 às 11:06

II Mutirão de Povos e Comunidades Tradicionais acontece na Terra Indígena Xakriabá

"Rosalino morreu, mas virou semente" -- é o que repete o Povo Xakriabá para florescer os ânimos da sua luta. Relembrando os 30 anos do assassinato das lideranças Rosalino Gomes, Manuel Fiuza e José Pereira, que morreram na defesa do território indígena, o Mutirão dos Povos será realizado entre os dias 10 e 12 de fevereiro na Terra Indígena Xakriabá, em São João das Missões, Norte de Minas Gerais.

Sob o nome "30 anos de martírio Xakriabá - a resistência é uma missão", o Mutirão reúne indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, organizações da sociedade civil, órgãos dos governos municipal e estadual e pesquisadores em três dias de diálogos e encontros num espaço de reflexão coletiva e animação da articulação em rede pela defesa de direitos.

Em 12 de fevereiro de 1987, há exatos trinta anos, o vice-cacique Rosalino Gomes de Oliveira e mais dois indígenas,Manuel Fiúza da Silva e José Pereira Santana, foram brutalmente assassinados dentro do território indígena, numa chacina comandada por grileiros de terras. O conflito fundiário marcou a luta pela ampliação dos limites da área demarcada pela Funai, que corresponde a um terço do território original Xakriabá. Até hoje, os cerca de 10 mil indígenas distribuídos pelos 46.414 hectares da Terra Xakriabá relembram na morte destes mártires a coragem necessária para reaver seu território e afirmar seus direitos. Desde meados de 2010, Rosalino nomeia a Articulação Rosalino de Povos e Comunidades Tradicionais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, numa estratégia de representação política que engloba indígenas, quilombolas, veredeiros, vazanteiros, caatingueiros, geraizeiros e apanhadores de flores sempre viva na luta comum pela tomada de territórios e defesa do modo de vida das populações tradicionais.

A Articulação Rosalino se reúne na sexta-feira (10/02), primeiro dia do Mutirão dos Povos. No sábado (11/02), o Mutirão realiza um seminário sobre mudanças climáticas e seus impactos nos territórios tradicionais, com a participação do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas e representantes das seguintes organizações: Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação Estadual, Secretaria de Saúde e Secretaria de Direitos Humanos do Governo Estadual, Prefeituras de Manga, Itacarambi e São João das Missões, ICMBIO, Unimontes, UFMG, CPT, Cáritas, CAA/NM, CIMI, além de lideranças de Povos e Comunidades Tradicionais. Como último dia do Mutirão, no domingo (12/02) será realizada uma celebração dos trinta anos dos mártires do Povo Xakriabá, no local onde está enterrada a liderança Rosalino Gomes. A previsão é de 1.200 participantes para este momento.

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Cibelih Hespanhol Torres