Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Diversificar as Ações é a Estratégia para Fortalecer o Cooperativismo e a Agricultura Familiar.

Publicado em 27 de Outubro de 2015 às 15:15

Diversificar as Ações é a Estratégia para Fortalecer o Cooperativismo e a Agricultura Familiar.

Por Fabiano C. César 

O Mais Gestão é um projeto que visa qualificar a gestão organizacional e produtiva de cooperativas da agricultura familiar para sua inserção no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para isso, o projeto vem utilizando diversas estratégias para fortalecer as cooperativas, desde pensar o custo da produção, a distribuição, manejo e outros campos que habitam cotidianamente as atividades das cooperativas.

Dentre as ações realizadas, destacamos, no mês de outubro, as oficinas de capacitação. A técnica do projeto, Natalia Ferreira Barbosa aplicou o curso de Boas Práticas em Manejo e Beneficiamento do Cajui, junto a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Pandeiros em Januária. O objetivo do curso, aplicado nos dias 13 e 14 de outubro, foi de fornecer orientações em torno do planejamento da safra, colheita, coleta e processamento do fruto.

Outra estratégia desenvolvida pela equipe é conquista novos mercados para agricultura familiar, fazendo valer o que a lei já determina. No dia 15 de outubro uma equipe do projeto visitou o 55º Batalhão de Infantaria do exército de Montes Claros para apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Institucional.

Regina de Oliveira, técnica do projeto, visitou dia 22 de outubro, a prefeitura de     Betim.  A reunião teve como objetivo apresentar os produtos das cooperativas     COMALE - Cooperativa dos Agricultores Familiares de Mateus Leme e Região     e COOPERAJE - Cooperativa dos Agricultores Familiares de Jequitibá e Região e ainda dialogar sobre a possibilidade da prefeitura realiza chamada pública para a aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar ainda esse ano.

O MAIS GESTÃO participou também do Festival Sagarana Feito Rosa para o Sertão, contribuindo com a oficina “Pães Especiais e Slow Food: Alimentação Saudável e Consciente”, com o objetivo de fomentar o uso da produção da agricultura familiar e de produtos naturais. A intenção era de promover grupos que já trabalhavam coletivamente.

Segundo Anildes Lopes, técnica do projeto, diversificar as ações contribui com o aprimoramento das cooperativas, ajudando-as superar os desafios e capacitá-las para atender o mercado institucional.


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Fabiano Cordeiro César